Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16028
Title: Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB
Authors: Nobre, Francisco de Assis Fernandes
Keywords: Construtivismo;Currículo;Ensino-aprendizagem;Física tecnológica;Constructivism;Curriculum/syllabus;Teaching-learning process;Technological physics
Issue Date: 11-Dec-2006
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NOBRE, Francisco de Assis Fernandes. Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB. 2006. 243 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Portuguese Abstract: O nosso objetivo é reestruturar a disciplina de física tecnológica de maneira a tornar o canteiro de obras da construção civil o ambiente natural de aprendizagem, oportunizando ao aprendiz a associação entre a teoria e a prática, permitindo ao sujeito processar em tempo real informações geradas entre suas construções cognitivas e suas contextualizações. Desta forma foi priorizada uma seqüência de ações: em primeiro lugar, foi desenvolvido em sala de aula o conteúdo programático, compartilhado com a sua contextualização em experimentos laboratoriais presenciais executados de modo orientado pelos aprendizes. Posteriormente, foram levantados dados que associam a física à construção civil; para isto, foram realizadas visitas técnicas aos canteiros de obras possibilitando ao aprendiz a associação da teoria à prática em ambiente propício à abordagem construtivista. Como resultado, obtivemos uma reformulação no programa da primeira disciplina de física do Curso de Tecnólogos em Gerência de Obras de Edificações, do Cefet/PB, fundamentada e implementada nos seguintes referentes: ementa da disciplina, metodologia trabalhada, implementação e análise. Trata-se de um processo dinâmico, que reúne e enfatiza ensino, aprendizagem, tecnologia, informação, criatividade, competências e habilidades, em um processo construtivista e, como conseqüência, tendo propiciado envolvimento institucional
Abstract: The aim of the present paper is to reorganize a discipline on technological physics so that the construction site of civil engineering becomes a natural environment of learning, providing the learner with the association between theory and practice as well as allowing the subject to process, in real time, information generated from his cognitive constructions and his contextualizations. Thus, a sequence of actions was taken into account: firstly, the programme was developed in the classroom, sharing with its contextualized information through experiments done under supervision by the learners in laboratories; secondly, the data which associate physics with construction were collected and, to do so, technical visits to construction sites were realized, providing the learner the association between the theory and the practice in a suitable site to the constructivist approach. As a result, the first discipline on physics of the Curso de Tecnólogos em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB was re-structured in terms of syllabus, methodology, application and evaluation. In fact, this work deals with a dynamic process that gathers and gives emphasis to teaching, learning, technology, information, creativity, competence and abilities in a constructivist learning process and, as a consequence, having allowed institutional engagement
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16028
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FranciscodeAssisFN.pdf2.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.