Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16036
Título: Física no cotidiano: da cozinha para a sala de aula relato de uma experiência didática no município de Limoeiro do Norte (CE)
Autor(es): Moisés, Adriana Cássia Freitas de
Palavras-chave: Contextualização;Cotidiano;Física Térmica;Cozinha;Contextualization;Daily lives;Thermal Physics;Kitchen
Data do documento: 29-Out-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: MOISÉS, Adriana Cássia Freitas de. Física no cotidiano: da cozinha para a sala de aula relato de uma experiência didática no município de Limoeiro do Norte (CE). 2007. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Resumo: Brazilian high school teaching has passing through important changes. Based on current legislation and other official documents this research focus on the notion of contextualization, discussing the possibilities of a Physics teaching contextualized at a kitchen environment. Given the difficulties presented by students in establishing the relation between the contents discussed in classroom and their own daily lives, we propose the elaboration and application of a didactic unity. This started after the analyses of an initial questionnaire answered by the students. The didactic unity was elaborated based on an earlier proposal made by GREF (Physics Teaching Reelaboration Group) for a Thermal Physics course, and involved situations on students daily lives, in particular, those activities tried to relate formal contents discussed in classrooms to the kitchen environment. The didactic unity was applied to a public high school classroom at Limoeiro do Norte (CE). After evaluation of this experience it is possible to state that contextualization is a challenge that shall be faced, so that students may have a more critical look at physics, understanding that this subject is of relevance to all of us and is present in all world around us
metadata.dc.description.resumo: O Ensino Médio brasileiro vem passando por importantes transformações. Partindo da legislação em vigor e de outros documentos oficiais que subsidiam essas mudanças, essa pesquisa focaliza a noção de contextualização, discutindo as possibilidades de um Ensino de Física contextualizado ao ambiente de uma cozinha. Em virtude das dificuldades apresentadas pelos alunos de estabelecerem relações dos conteúdos apreendidos em sala de aula com suas vivências e experiências no cotidiano, propusemos a elaboração e a aplicação de uma Unidade Didática que teve como ponto de partida uma análise feita através de um questionário inicial. A Unidade foi elaborada com base na proposta do GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física) para um curso de Física Térmica, e envolveu situações do cotidiano dos alunos, particularmente atividades que buscavam relacionar os conteúdos trabalhados em sala com o contexto de uma cozinha. A Unidade foi aplicada numa turma da segunda série do ensino médio de uma escola pública do município de Limoeiro do Norte (CE). A avaliação da experiência permite afirmar que a contextualização é um desafio a ser perseguido, no intuito de que os estudantes possam olhar a Física de maneira mais crítica, compreendendo que essa disciplina é relevante para nós e está presente em todo o mundo ao nosso redor
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16036
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaCFM.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.