Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16040
Título: Aplicações das atividades estruturadas de Skemp para a construção do conhecimento matemático
Autor(es): Cavalcante, Candice Alves de Souza
Palavras-chave: Atividades estruturadas;Construção do conhecimento;Exigências didático-pedagógicas;Realidade educativa;Structured activities;Construction of knowledge;Didactic-pedagogic requirements;Educational reality
Data do documento: 30-Abr-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: CAVALCANTE, Candice Alves de Souza. Aplicações das atividades estruturadas de Skemp para a construção do conhecimento matemático. 2007. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Resumo: The present study constitutes a discussion about the application of Structured Activities to the construction of the mathematical knowledge, proposed by Richard Skemp. The discussion is based on the research that the author carried out in a public school of the state education chain buy using procedures of the research-action. It investigates the possibility of adoption of the proposal of Skemp in a new reality. It utilizes explanations from several theorists to understand the necessity and, at the same time, to enhance the efficiency of the referred activities in first grades of elementary school when students have their first mathematics teachings. It emphasizes the important rule of the teacher, as mediator to the mental constructions of the child. It presents considerations about the results achieved by the research, noticing the possibility of adoption of the studied proposal even though it is necessary an adjustment of the procedures to appropriate didactic-pedagogic requirements to the educational reality in which this project was done
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo constitui uma discussão em torno da aplicação das Atividades Estruturadas para a construção do conhecimento matemático, propostas por Richard Skemp. A discussão é baseada na pesquisa que a autora realizou em uma escola publica da rede estadual de ensino utilizando procedimentos da pesquisa-ação. Investiga a possibilidade de adoção da proposta de Skemp em uma nova realidade. Utiliza explicações de vários teóricos para compreender a necessidade e ao mesmo tempo realçar a eficácia das referidas atividades nas séries iniciais do ensino de matemática. Enfatiza o imprescindível papel do professor, como mediador das construções mentais da criança. Apresenta considerações sobre os resultados obtidos com a pesquisa reconhecendo a possibilidade de adoção da proposta estudada embora com reajustes de procedimentos para adequar as exigências didático-pedagógicas à realidade educativa na qual este trabalho foi realizado
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16040
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CandiceASC.pdf751,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.