Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16051
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRêgo, Rogéria Gaudêncio dopt_BR
dc.contributor.authorBezerra, Maria da Conceição Alvespt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:04:51Z-
dc.date.available2009-03-10pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:04:51Z-
dc.date.issued2008-08-08pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Maria da Conceição Alves. As quatro operações básicas: uma compreensão dos procedimentos algorítmicos. 2008. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16051-
dc.description.abstractThe current research had as main objective to analyze the possibility of knowledge elaboration/re-elaboration about ideas and algorithmic procedures related to basic operations by pupils of the 6th degree fundamental teaching in a significant learning process. This way the study had as basis a methodological intervention developed in a 6th degree class of a Fundamental Teaching Municipal School in the city of João Pessoa, PB. The research had as central steps the application of pre-tests (1 and 2); the execution of semi-structured interviews with the pupils involved in the theme deep studies; the elaboration and development of teaching activities, having as referential the significant learning and the application of a pre-test. The data collected in the pre-tests (1 and 2) showed a low level of the pupils comprehension about the contents related to the four operations. The answers to the post-test questions were analyzed mainly from the qualitative point of view based on the mathematic concepts comprehension theory proposed by Skemp (1980) having as complementary subsidy data collected through interviews. The analysis of the results obtained in the post-test showed that the major part of pupils reached a relational comprehension about the ideas and algorithmic procedures related to addition, subtraction, multiplication, and division. Such results showed us that the application of a teaching methodology that privileges the content comprehension, considering the pupils previous knowledge and the reflection about the action along the activities proposed, made possible the elaboration or re-elaboration of knowledge by pupils regarding to contents adopted as theme for our researcheng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompreensão relacionalpor
dc.subjectQuatro operações básicaspor
dc.subjectProcedimentos algorítmicospor
dc.subjectRelational comprehensioneng
dc.subjectFour basic operationseng
dc.subjectAlgorithmic procedureseng
dc.titleAs quatro operações básicas: uma compreensão dos procedimentos algorítmicospor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDCPF:85320048491por
dc.contributor.advisorIDCPF:30911613404por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180por
dc.contributor.referees1Pontes, Maria Gilvanise de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referees1IDCPF:11240393334por
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910183324330182por
dc.contributor.referees2Noronha, Claudianny Amorimpt_BR
dc.contributor.referees2IDCPF:59388374215por
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169por
dc.contributor.referees3Faria, Paulo Cezar dept_BR
dc.contributor.referees3IDCPF:00958411808por
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3630521378837174por
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como principal objetivo analisar a possibilidade de elaboração/reelaboração de conhecimento acerca das idéias e procedimentos algoritmos relativos às operações básicas, por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, em um processo de aprendizagem significativa. Para tanto, o estudo teve como base uma intervenção metodológica desenvolvida em uma turma do 6º ano de uma Escola da Rede Municipal de Ensino Fundamental da cidade de João Pessoa-PB. A pesquisa teve como etapas centrais a aplicação de pré-testes (1 e 2); a realização de entrevistas semi-estruturadas com os alunos envolvidos nos estudos de aprofundamento do tema; a elaboração e desenvolvimento de atividades de ensino, tendo como referencial a aprendizagem significativa, e a aplicação de um pós-teste. Os dados coletados nos pré-testes (1 e 2) revelaram um baixo nível de compreensão dos alunos acerca dos conteúdos relativos às quatro operações. As respostas às questões do pós-teste foram analisadas principalmente do ponto de vista qualitativo, com base na teoria de compreensão de conceitos matemáticos, proposta por Skemp (1980), tendo como subsídio, complementar dados coletados por meio de entrevistas. A análise dos resultados obtidos no pós-teste revelou que a maior parte dos alunos atingiu uma compreensão relacional acerca das idéias e procedimentos algorítmicos relativos à adição, subtração, multiplicação e divisão. Tais resultados indicam que à aplicação de uma metodologia de ensino que privilegie a compreensão dos conteúdos, considerando o conhecimento prévio dos alunos e a reflexão sobre a ação ao longo das atividades propostas, possibilitaram a elaboração ou reelaboração de conhecimento por parte dos alunos, pertinentes aos conteúdos adotados como tema para nossa pesquisapor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaCAB.pdf619.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.