Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16072
Título: Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino da trigonometria numa abordagem histórica
Autor(es): Gomes, Severino Carlos
Palavras-chave: Trigonometria;Ensino;História da Matemática;Geometria;Trigonometry;Teaching;History of Mathematics;Geometry
Data do documento: 5-Jul-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: GOMES, Severino Carlos. Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino da trigonometria numa abordagem histórica. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: The present work aims to report the construction of a workbook for teaching trigonometry focusing the possible mix between the historical approach to the teaching of mathematics and the professional master´s degree. For this, considerations about the history of mathematics as a teaching methodology, the education of the math teacher who will teach trigonometry and also about the course of elaboration and experimentation of the activities in the workbook were made (using the methodological strategy of action research). Finally, the workbook for the teaching of trigonometry in a historical approach is presented as an example of the above mentioned mix between the history of mathematics, mathematical school content and the professional master´s degree
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho objetiva relatar a construção de um caderno de atividades para o ensino de trigonometria enfocando a fusão possível entre a abordagem histórica no ensino de matemática e o mestrado profissional. Para isso são feitas considerações sobre a história da matemática enquanto metodologia de ensino, sobre a formação do professor de matemática que vai ensinar trigonometria e sobre todo percurso de elaboração e experimentação das atividades (utilizando a estratégia metodológica da pesquisa-ação). Por fim, apresentamos o caderno de atividades para o ensino de trigonometria numa abordagem histórica como exemplo do que venha a ser a fusão entre história da matemática, conteúdo matemático escolar e mestrado profissional
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16072
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SeverinoCG_DISSERT.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.