Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16072
Title: Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino da trigonometria numa abordagem histórica
Authors: Gomes, Severino Carlos
Keywords: Trigonometria;Ensino;História da Matemática;Geometria;Trigonometry;Teaching;History of Mathematics;Geometry
Issue Date: 5-Jul-2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GOMES, Severino Carlos. Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino da trigonometria numa abordagem histórica. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Portuguese Abstract: Esse trabalho objetiva relatar a construção de um caderno de atividades para o ensino de trigonometria enfocando a fusão possível entre a abordagem histórica no ensino de matemática e o mestrado profissional. Para isso são feitas considerações sobre a história da matemática enquanto metodologia de ensino, sobre a formação do professor de matemática que vai ensinar trigonometria e sobre todo percurso de elaboração e experimentação das atividades (utilizando a estratégia metodológica da pesquisa-ação). Por fim, apresentamos o caderno de atividades para o ensino de trigonometria numa abordagem histórica como exemplo do que venha a ser a fusão entre história da matemática, conteúdo matemático escolar e mestrado profissional
Abstract: The present work aims to report the construction of a workbook for teaching trigonometry focusing the possible mix between the historical approach to the teaching of mathematics and the professional master´s degree. For this, considerations about the history of mathematics as a teaching methodology, the education of the math teacher who will teach trigonometry and also about the course of elaboration and experimentation of the activities in the workbook were made (using the methodological strategy of action research). Finally, the workbook for the teaching of trigonometry in a historical approach is presented as an example of the above mentioned mix between the history of mathematics, mathematical school content and the professional master´s degree
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16072
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeverinoCG_DISSERT.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.