Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16076
Título: A leitura como instrumento facilitador da compreensão matemática
Autor(es): Dantas, Franceliza Monteiro da Silva
Palavras-chave: Leitura;Matemática;Texto;Geometria;Aprendizagem;Reading;Mathematics;Text;Geometry;Learning
Data do documento: 7-Jul-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: DANTAS, Franceliza Monteiro da Silva. A leitura como instrumento facilitador da compreensão matemática. 2011. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: This research builds on a qualitative approach and proposes action research to develop, implement and evaluate a strategy grounded in the teaching of geometry reading from different text types, in order to enhance the understanding of mathematical concepts by students in the 6th grade of elementary school. The teaching of mathematics, strengthened by a reading practice that fosters a greater understanding of science, because it would contribute to the expansion of vocabulary, acquire a higher level of reasoning, interpretation and understanding, providing opportunities thus a greater contextualization of the student, making out the role of mere spectator to the builder of mathematical knowledge. As a methodological course comply with the following steps: selecting a field of intervention school, the class-subject (6 years of elementary school) and teacher-collaborator. Then there was a diagnostic activity involving the content of geometry - geometric solids, flat regions and contours - with the class chosen, and it was found, in addition to the unknown geometry, a great difficulty to contextualize it. From the analysis of the answers given by students, was drawn up and applied three interventional activities developed from various text (legends, poems, articles, artwork) for the purpose of leading the student to realize, through reading these texts, the discussions generated from these questions and activities proposed by the present mathematics in context, thus getting a better understanding and interaction with this discipline as hostility by most students. It was found from the intervention, the student had a greater ability to understand concepts, internalize information and use of geometry is more consistent and conscientious, and above all, learning math more enjoyable
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa apóia-se numa abordagem qualitativa com perfil de pesquisa-ação e propõe-se a elaborar, aplicar e avaliar uma estratégia de ensino de geometria embasada na leitura, a partir de gêneros textuais diversos, com a finalidade de potencializar a compreensão de conceitos matemáticos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O ensino da matemática, fortalecido por uma prática de leitura favorece uma maior compreensão daquela ciência, pois contribuiria para a ampliação do vocabulário, aquisição de um melhor nível de argumentação, interpretação e compreensão, oportunizando, assim, uma maior contextualização do aluno, fazendo-o sair do mero papel de espectador para o de construtor do conhecimento matemático. Como percurso metodológico, cumpri-se as seguintes etapas: selecionou-se uma escola campo de intervenção, a turma sujeito da pesquisa (6º ano do Ensino fundamental) e o professorcolaborador. Em seguida realizou-se uma atividade de sondagem envolvendo o conteúdo de Geometria sólidos geométricos, regiões planas e contornos , com a turma escolhida, e constatou-se, além do desconhecimento para com a geometria, uma enorme dificuldade de contextualizá-la. A partir da análise das respostas dadas pelos alunos, elaborou-se e aplicou-se três atividades interventivas desenvolvidas a partir de texto diversos (lendas, poema, artigo, obra de arte) com o propósito de levar o aluno a perceber, através da leitura desses textos, das discussões geradas a partir deles e dos questionamentos propostos pelas atividades, a matemática presente em seu contexto, obtendo, assim, uma melhor compreensão e interação com essa disciplina tão hostilizada pela maioria dos alunos. Constatou-se, a partir da intervenção, que o aluno apresentou uma maior capacidade para compreender conceitos, internalizar informações e utilizar-se da geometria de forma mais consistente e consciente e, principalmente, aprender matemática de forma mais prazerosa
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16076
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FrancelizaMSD_DISSERT.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.