Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16083
Title: Elaboração de uma sequência didática sobre os conceitos geométricos preliminares ao estudo da trigonometria
Authors: Medeiros, Suzany Cecilia da Silva
Keywords: Geometria;Trigonometria;ensino;Geometry;Trigonometry;Education
Issue Date: 31-Jan-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Suzany Cecilia da Silva. Elaboração de uma sequência didática sobre os conceitos geométricos preliminares ao estudo da trigonometria. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem caráter qualitativo, incluindo pesquisa bibliográfica e elaboração de material didático. Seu objetivo é relatar o estudo das dificuldades de caráter geométrico apresentadas na aplicação de trabalhos de trigonometria e relatar a elaboração de um caderno de atividades que ajudem na superação dessas dificuldades. Para isso, fizemos a leitura de alguns trabalhos sobre o ensino e aprendizagem de trigonometria com a finalidade de identificar as dificuldades surgidas durante o seu percurso. Em seguida, separamos as dificuldades de caráter geométrico e elaboramos uma lista dos conteúdos geométricos e procedimentos associados a elas. Assim, pudemos organizar um caderno com atividades que abordasse a maioria desses conceitos. Por fim apresentamos o caderno de atividades denominado Atividades sobre os conceitos introdutórios ao estudo de trigonometria
Abstract: This study is qualitative, including literature search and preparation of teaching materials. Your goal is to report the study of geometric problems of character presented in the application of trigonometry and work on the preparation of detailed activities that help in overcoming these difficulties. For this, we read some papers on teaching and learning of trigonometry in order to identify the difficulties encountered during their journey. Then separate the geometric difficulties of character and prepare a list of geometric content and procedures associated with them. Thus, we can organize a notebook with activities that would address most of these concepts. Finally we present the specification of activities called Activity on introductory concepts to the study of trigonometry
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16083
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SuzanyCSM_DISSERT.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.