Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16105
Título: A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu
Autor(es): Silva, Ana Paula Pereira do Nascimento
Palavras-chave: História das ciências. Trigonometria. Astronomia. Abordagem histórica;Trigonometry. Astronomy. Historical sources. Use of historical sources in classrooms
Data do documento: 24-Jul-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVA, Ana Paula Pereira do Nascimento. A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação teve como objetivo discutir a importância do uso de fontes históricas em uma abordagem interdisciplinar para uso em sala de aula. Essa abordagem interdisciplinar de conhecimento que nos propomos fazer envolveu noções de trigonometria, astronomia básica e as histórias desses campos, a filosofia natural, a Educação Matemática e a leitura e análise de textos antigos. A fonte histórica trabalhada aqui foi o Almagesto, de Ptolomeu, especificamente os capítulos 10 e 11 do Livro I. Os capítulos referidos tratam da construção da tabela de cordas que será a base para o mapeamento dos céus feito por Ptolomeu nos 12 livros seguintes que compõem o Almagesto. Procurou-se compreender a construção da tabela de cordas, de Ptolomeu analisando não só a produção matemática em si, mas também o contexto histórico, filosófico e as principais características astronômicas presentes na obra. Ao final foi elaborado um caderno de atividades voltado para professores formados e/ou em formação, para que esses profissionais possam se sentir motivados a utilizar a História da Matemática como ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem matemática
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16105
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaPPNS_DISSERT.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.