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Título: A etnomatemática dos trabalhadores das cerâmicas de Russas-Ce e o contexto escolar: delineando recomendações pedagógicas a partir de uma experiência educacional
Autor(es): Gonçalves, Paulo Gonçalo Farias
Orientador: Bandeira, Francisco de Assis
Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino-aprendizagem. Etnomatemática. Resolução de problemas;Mathematics Education. Teaching and learning. Ethnomatematics. Resolution of problems
Data do documento: 22-Nov-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias. A etnomatemática dos trabalhadores das cerâmicas de Russas-Ce e o contexto escolar: delineando recomendações pedagógicas a partir de uma experiência educacional. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: Ainda é comum entre as propostas educacionais contemporâneas uma ênfase excessiva a abstração, ao formalismo e ao simbolismo do conhecimento matemático, em detrimento dos aspectos socioculturais da Matemática. Surgindo por questionar alguns dogmas da matemática acadêmica e por valorizar e reconhecer conhecimentos desenvolvidos em diversos contextos socioculturais no âmbito da Educação Matemática, a Etnomatemática vem se consolidando como um campo de pesquisa. Apesar de suas contribuições para o contexto escolar, devido seu caráter mais filosófico e pela incipiência de debates sobre o tema, a implementação de propostas educacionais para o ensino básico são escassas. Diante deste quadro, a presente dissertação surge com intuito de desenvolver uma intervenção educacional à luz da Etnomatemática em uma turma de 6º ano do ensino fundamental proveniente de uma comunidade de trabalhadores de indústrias de cerâmica vermelha, localizada na zona rural do município de Russas-CE e a partir desta intervenção, elaborar um conjunto de recomendações pedagógicas voltado para professores da educação básica. Adotando uma perspectiva de investigação qualitativa, e em particular pautada na pesquisa-ação, o presente estudo utilizou-se da observação, diário de campo, entrevista e atividades desenvolvidas com os alunos como instrumentos para coleta de dados. Verificou-se que a utilização da pesquisa de campo como parte do processo de ensino e aprendizagem favoreceu na colocação dos estudantes como sujeitos críticos de sua própria realidade. Além disso, a experiência educacional culminou na elaboração de um método de ensino pautado numa relação protocooperativa entre a Etnomatemática e a Resolução de Problemas. Torna-se necessário ampliar o debate acerca das formas pelas quais a Etnomatemática possa contribuir para o contexto escolar, trazendo propostas mais próximas à realidade dos professores da educação básica, de modo a auxiliar na promoção de uma educação que valorize a diversidade cultural sem amputar os estudantes do acesso ao conhecimento acadêmico
Abstract: It is still common among contemporary educational proposals an overemphasis abstraction, to the formalism and symbolism of mathematical knowledge at the expense of the sociocultural aspects of Mathematics. Coming up by questioning some academic mathematical tenets and valuing knowledge developed in different sociocultural contexts within Mathematical Education, the Ethnomatematics is consolidating itself as a research field. Despite its contributions to the educational context, because its philosophical character and the paucity of debates about the subject, the implementation of educational proposals for basic education are scarce. Given this situation, this dissertation comes up with a view to develop an educational intervention in the light of Ethnomathematics in a class of 6th grade of an elementary school from a red ceramic industries workers community, located in a countryside from Russas-CE and from this intervention, to develop a set of pedagogical recommendations aiming basic education teachers. Adopting a perspective of qualitative research, particularly guided by action research, this study used observation, field diary, interviews and activities with students as tools for data collection. It was found that the use of field research as part of teaching and learning favored the placement of students as critical subjects of their own reality . Furthermore, the educational experience culminated in the development of a method of teaching based on a relationship between protocooperational Ethnomatematics and the Resolution of Problems. It is necessary to broaden the debate about the ways in which the Ethnomatematics can contribute to the school context, bringing proposals closer to the reality of basic education teachers in order to help the promotion of an education which values cultural diversity without taking away the students from the access of the academic knowledge
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16108
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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