Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16121
Title: O ensino de óptica no nível fundamental: uma proposta de ensino aprendizagem contextualizada para a oitava série
Authors: Nunes, Albano Oliveira
Keywords: Ensino Significativo de Ciências;Alfabetização Científica para a Cidadania;Ensino de Óptica no Ensino Fundamental;Meaningful Science Teaching;Scientific Literacy for Citizenship;Teaching of Optics at Junior High School
Issue Date: 6-Jun-2006
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NUNES, Albano Oliveira. O ensino de óptica no nível fundamental: uma proposta de ensino aprendizagem contextualizada para a oitava série. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Portuguese Abstract: O presente trabalho versa sobre a investigação e possível intervenção, no contexto atual do ensino de física, em especial o de óptica, na oitava série/nono ano/IV Ciclo do Ensino fundamental. Mostramos o contexto do Ensino de Ciências atual bem como, discutimos a formação, necessidades profissionais, as práticas pedagógicas e dificuldades teórico-metodológicas enfrentadas pelos professores desse nível. Outra questão importante no cenário do ensino de ciências, e que discorremos aqui é a necessidade de Alfabetização Científica efetiva para que o cidadão possa emitir juízo de valor a respeito das questões relativas à ciência e à tecnologia. Essa dissertação pretendeu, ainda, partindo do contexto identificado nos questionários aplicados aos professores, apontar, através da elaboração e implementação de planos de aula, alternativas para o desenvolvimento de um ensino-aprendizagemavaliação prazeroso, quanto às metodologias implementadas, bem como significativo para o educando, através da incorporação de elementos como: Interdisciplinaridade, contextualização e formação por competências. Aprofundamos, ainda, a análise dos referenciais curriculares (LDB, DCN, PCN, RCB) e dos tipos de conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) a serem trabalhados por esse ramo do conhecimento humano, visando assim, um ensino das ciências realmente contextualizado, de qualidade e agradável nesse nível de ensino. Apresentamos o perfil do Profissional que atua, neste nível de ensino, na rede pública estadual de ensino da cidade de Russas CE, região do Vale do Jaguaribe. Analisamos também a eficácia dos planos de aula através de procedimentos avaliativos aplicados aos alunos da oitava série das Escolas: CAIC Senador Carlos Jereissati e EEF Manuel Matoso Filho, a partir dos quais evidenciamos os conceitos adquiridos durante a implementação das aula
Abstract: This dissertation presents the investigation and possible interference in the current teaching of physics, specially of optics, in the eighth grade/ ninth year / fourth cycle of junior high school. The context of the current science teaching is also presented. Besides, the following aspects are discussed: the preparation of the eighth grade teachers, their professional needs, the pedagogical practices and the theoreticmethodological difficulties faced by them. Another important issue in Science Teaching, which is also discussed in this dissertation, is the need for an efficient scientific literacy so that the citizen may express value judgment about Science and Technology issues. The data about the context were gathered from questionaires answered by the teachers. In value of this information, lesson plans were elaborated and implemented. The goal was to point out alternatives for the development of a teaching-learning evaluation which would be both pleasant for the teachers in relation to the implemented methodology, end meaningful for the students by adding elements such as: interdisciplinary approach, contextualization and preparation by competences. Furthermore it was carried out a deeper analysis of the Brazilian curriculum references (LDB, DCN, PCN, RCB) and content aspects (concepts, procedures e attitudes) to be executed by that branch of human knowledge, aiming at a really Contextualized Science Teaching, qualified and pleasant for the eighth grade level. It is also presented in this paper the profile or the Professional which teach this level at state public schools in Russas, state of Ceará, Vale do Jaguaribe Region. The efficacy of the lesson plans were also analysed by using evaluation procedures with the eighth grade students of the following schools: CAIC Senador Carlos Jereissati and EEF Manuel Matoso Filho, from which the concepts acquired during the implementation of the classes became evident in the students
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16121
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlbanoON.pdf424,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.