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Título: Refletindo dificuldades de aprendizagem de alunos do ensino médio no estudo do equilíbrio químico
Autor(es): Uehara, Fabia Maria Gomes
Palavras-chave: Equilíbrio Químico;Erros Conceituais;Livro Didático;Ensino Médio;Chemical Equilibrium;Conceptual Errors;Didactic Books;High School
Data do documento: 19-Mai-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: UEHARA, Fabia Maria Gomes. Refletindo dificuldades de aprendizagem de alunos do ensino médio no estudo do equilíbrio químico. 2006. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: This research intends to identify the main conceptual mistakes committed by High School students when studying Chemical Equilibrium and also how the didactic books can influence in their formation. For the data - collecting we applied 150 questionnaires with 11 open questions e 4 restricted ones. Students from three different private schools in Natal-RN were used in this survey. The questionary about the book analysis tried to understand how the subject has been boarded, making it easier or not for the knowledge building. The books were chosen by being usually the most used ones at the chemistry classes in the schools in town. On the didactic book analysis we evaluated 12 items that tried to identify the clarity with which the books would bring up the subjects, the contextualization of the exercises, the analogies used, the amount and the quality of exercises, the connections between the subjects, and the retaken of important concepts. The questionary given to the students tried to get their knowledge about the concepts related to Chemical Equilibrium. The main mistakes found were: the definition of the state of equilibrium in a chemical reaction, the constant, the double headed arrow, confusions between mass and concentration, the representation of a microscopic reaction in equilibrium, partial pressure and total pressure, and the function of the catalyser. The results demonstrated a lot of insecurity or lack of knowledge about the subject when it was realized that there was a big number of blank questions and a considerable percentage of questions with conceptual errors. We concluded that those errors could be eased or even avoided if the didactic books and the teachers boarded the contents in a more conceptual form with the application of a largest number of good quality exercices, watching the building of definitions by the students, avoiding this way the formation of wrong concepts
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa aqui apresentada busca identificar os principais erros conceituais cometidos por alunos do Ensino Médio ao estudar o tema Equilíbrio Químico e como os livros didáticos podem influenciar na formação desses. Para o levantamento desses dados foram aplicados 150 questionários, contendo 11 questões abertas e quatro fechadas. Foram utilizados como sujeitos da pesquisa alunos de três escolas particulares da cidade do Natal-RN. O questionário para a análise do livro procurou conhecer como o tema estava sendo abordado, funcionando como facilitador ou não na formação do conhecimento. Os livros foram escolhidos por serem os mais adotados pelas escolas da mesma cidade. Na análise do livro didático foram avaliados 12 itens, que procuravam identificar: a clareza com que o livro abordava os conteúdos, contextualização dos exercícios, analogias utilizadas, quantidades de exercícios quantitativos e qualitativos, a conexão entre os conteúdos e a retomada de conceitos importantes. O questionário aplicado aos alunos buscou apreender o conhecimento dos conceitos relativos ao tema Equilíbrio Químico e os principais equívocos encontrados foram: definição do estado de equilíbrio em uma reação química, da constante, dupla seta, confusão entre massa e concentração, representação microscópica de uma reação em equilíbrio, pressão parcial e pressão total, função de catalisadores. Os resultados demonstraram muita insegurança ou falta de conhecimento sobre o tema ao verificarmos o grande número de questões em branco e uma significante percentagem de questões que apresentavam erros conceituais. Concluímos que esses erros poderiam ser amenizados, ou até mesmo evitados, se o livro didático e professor abordassem o conteúdo de forma mais conceitual, com a aplicação de maior número de exercícios qualitativos, observando a construção das definições pelos alunos, evitando assim, se possível, a formação de conceitos errôneos
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16122
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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