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Título: Um olho torto na literatura de Graciliano Ramos
Título(s) alternativo(s): A cross-eyed look in Graciliano Ramos´s literature
Autor(es): Pereira, Wagner da Matta
Palavras-chave: Graciliano Ramos;Cegueira;Fragmentação, Desamparo;Melancolia;Graciliano Ramos;Blindness;Fragmentation;Helplessness;Melancholy
Data do documento: 1-Jul-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: PEREIRA, Wagner da Matta. A cross-eyed look in Graciliano Ramos´s literature. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: This dissertation analyses, within a psychoanalytical e literary perspective, the enigma of blindness in Graciliano Ramos s work. The approach takes into account, mainly, the narratives of Histórias de Alexandre (Alexandre s tales) and Infância (Childhood memories) as both books speak of the same theme: the injured eye. The writer s work is scourged so that a broaden symbolism regarding the hurt eye can be found. The subject is discussed from three significant elements: fragmentation, helplessness and melancholy; all these form the creative aesthetic of Graciliano, merging into a single object. Fragmentation representing the internal shattered world of his characters, which is reflected in the environment; helplessness, directly related to feelings of rejection; and melancholy, characterized by a strong feeling of emptiness. The theme of isolation and loss is discussed based on Mourning and melancholy, by Freud, and other theorizers. There is also a brief dialogue with the Romantic and philosophical theories, which tries to explain the melancholic condition in the individual before moments of distress. Such theories are the support for the understanding of the helplessness of the hero in Graciliano Ramos´s literature and for the assumption that the blindness in the mistreated boy of the book Infância could be the language of the traumatic aspect that colors the entire text of the writer. As matter of fact, it constitutes in the lost object represented in the anguish of the author s characters
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa, dentro de uma perspectiva psicanalítica e literária, o enigma da cegueira na obra do escritor Graciliano Ramos. A abordagem sobre tal aspecto privilegia as narrativas de Histórias de Alexandre e Infância, pois ambos os livros falam de um mesmo tema: o olho ferido. Busca-se, em toda a obra do autor, uma simbologia maior para essa chaga que impregna tanto o texto de ficção quanto o de memória. O assunto é abordado a partir de três elementos significativos: a fragmentação, o desamparo e a melancolia. Todos estes integram a estética criativa de Graciliano, formando um único objeto. A fragmentação representando o esfacelamento interno de seus personagens, refletido no mundo exterior; o desamparo, diretamente relacionado ao sentimento de rejeição familiar e social; e a melancolia, caracterizada pelo forte sentimento de solidão, pelo saudosismo profundo que envolve toda a obra. O tema do isolamento e da perda é discutido tendo como base Luto e melancolia, de Freud, e na análise de outros teóricos que discutem o mesmo assunto. Trava-se, ainda, um breve diálogo com as teorias românticas e filosóficas, as quais tentaram explicar o estado melancólico do indivíduo diante de momentos angustiantes. Tais teorias servem de suporte para a compreensão do desamparo do herói em Graciliano Ramos e para conjeturar que a cegueira no menino maltratado de Infância seria a linguagem do aspecto traumático. Esta linguagem perpassa o discurso do escritor, marcando-o com a fragmentação e a falta, constituindo-se no objeto perdido que se revela na angústia de seus personagens
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16140
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