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Título: Da poesia ao poema: uma leitura do poema-Processo
Autor(es): Galvão, Dácio Tavares de Freitas
Palavras-chave: Literatura comparada;Estudos literários;Poesia;Vanguardas artísticas;Arte concreta;Literatura brasileira;Littérature comparée;Études littéraires;Poésie;Avant-gardes artistiques;Art concret;Littérature brésilienne
Data do documento: 28-Fev-2003
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: GALVÃO, Dácio Tavares de Freitas. Da poesia ao poema: uma leitura do poema-Processo. 2003. 158 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
Resumo: Caractérisation du "Poema-Processo" au long de sa trajectoire entre les années 1967 et 1972, au regard d´une lecture visant son insertion dans le mouvement d´avant-guarde de la deuxième moitié du XX° siècle, au Brésil. On vérifie la façon dont le mouvement du "Poema-Processo" s´est formé, comme dédoublement de l´art concret, ainsi comme ses adéquations à la conjoncture de son apparition au Brésil, s´établissant une comparaison entre la pratique du poème et les propositions des manifestes lancés. L´analyse des poèmes sélectionnés démontre leur co-relation avec les travaux visuels initiés par les avant-guardes historiques, ainsi comme les réponses de la pratique poétique à la théorie developpée par les principaux représentants, Wlademir Dias-Pinto, Álvaro de Sá et Moacy Cirne. La production poétique et culturelle de Moacy Cirne est abordée en observant sa pratique sur trois points fondamentaux: la production poétique, la critique littéraire donnant de l´emphase à la culture locale et au texte du "Poema-Processo", et la recherche du language des bandes dessinées.
metadata.dc.description.resumo: Caracterização do Poema-Processo na sua trajetória entre os anos de 1967 e 1972, com vistas a uma leitura da sua inserção no movimento das vanguardas da segunda metade do século XX no Brasil. Verifica-se o modo como o movimento do Poema-Processo se formou enquanto desdobramento da arte concreta, assim como as suas adequações à conjuntura do seu surgimento no Brasil, procedendo-se a uma comparação entre a prática do poema e as propostas dos manifestos lançados. A análise de poemas selecionados demonstra a co-relação dos mesmos com os trabalhos visuais encetados pelas vanguardas históricas, assim como as respostas da prática poética à teoria desenvolvida pelos principais representantes, com destaque para Wlademir Dias-Pino, Álvaro de Sá e Moacy Cirne. A produção poética e cultural de Moacy Cirne é abordada observando-se sua prática em três pontos fundamentais: a produção poética, a crítica literária enfatizando a literatura local e o texto do Poema-Processo, e a pesquisa em torno da linguagem dos quadrinhos
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16152
Aparece nas coleções:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

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