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Título: Imagens da morte: um estudo do gênero policial-fantástico em Poe, Wilde e Christie
Autor(es): Bernardo, Luciana de Freitas
Palavras-chave: Policial-fantástico;Imagem especular;Morte;Duplo;Fantastic-detective story;Specular image;Death;Double
Data do documento: 15-Dez-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: BERNARDO, Luciana de Freitas. Imagens da morte: um estudo do gênero policial-fantástico em Poe, Wilde e Christie. 2008. 114 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: The mirror has always been related to different symbols, usually connected to self-knowledge and truth. This is due to the fact that this object shows whoever looks oneself in it an image as close to reality as it is possible. On the other hand, the mirror is also associated to mysticism and to the supernatural for it can magically duplicate one who looks into it. This ambiguous characteristic turns the mirror into an element that is fantastic in itself and places it in the central position of our discussion. Therefore, in this study, we analyze the texts In a Glass Darkly, by Agatha Christie, The Oval Portrait, by Edgar Allan Poe, and The Picture of Dorian Gray, by Oscar Wilde, giving special attention to the study of the images and artificial representations of men: the mirror, as an ephemeral representation; and the portrait, as an attempt to eternize an ephemeral image. We also discuss themes such as jealousy, the double, and death in the several forms in which it appears in the texts: suicides, homicides, attempted murders, death in life (mourning, separation, and developmental phases) all of which are, somehow, related to the specular representations. The narrative resource of using a mirror to introduce the supernatural event, along with the theme of death in all the narratives we have studied, and the difficulty to place these texts within the pre-established genres led us to categorize them as being part of a hybrid genre that presents characteristics both of the fantastic and of the detective story which we have named fantastic-detective story
metadata.dc.description.resumo: O espelho é um objeto que sempre esteve carregado de diferentes simbologias, comumente ligadas ao autoconhecimento e à verdade, devido ao fato de mostrar, a quem se olha nele, uma imagem tão próxima da real quanto possível. Por outro lado, o espelho também é associado ao misticismo e ao sobrenatural pela mágica de conseguir duplicar aquele que olha através dele. Esse caráter ambíguo torna o espelho um elemento fantástico por excelência e de recorrência comum nos textos deste gênero, além de ponto alto de interesse para nossa discussão. Analisamos, neste trabalho, os textos In a Glass Darkly de Christie, The Oval Portrait de Poe e The Picture of Dorian Gray de Wilde a partir de uma metodologia comparativa, nos dedicando especialmente ao estudo das imagens, assim como das representações que o homem faz de si mesmo presentes nas narrativas: o espelho, enquanto representação efêmera; e, o retrato, enquanto tentativa de eternização de uma imagem efêmera. Discutiremos ainda temas como o ciúme, o duplo e a morte nas diversas formas nas quais ela se apresenta nos textos aqui estudados: suicídios, homicídios, tentativas de assassinato, mortes em vida (luto, separação, fases de desenvolvimento), todos relacionados de alguma forma com as representações especulares. O recurso narrativo da utilização do espelho como introdutor do evento sobrenatural, junto com a temática da morte, presente em todos os textos do corpus, e a dificuldade de enquadramento das narrativas em um gênero préestabelecido nos levou a categorizá-los como um gênero híbrido que apresenta características tanto do fantástico quanto do policial, ao qual chamamos policial-fantástico
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16154
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