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Title: Estratégias argumentativas na construção do discurso ideológico: um estudo da produção didático-pedagógica do meb
Other Titles: Argumentative Strategies in the construction of the ideological discourse: a study of the didactic-pedagogic production of MEB
Authors: Rodrigues, Edivânia Duarte
Keywords: MEB;Cartilha Viver é Lutar ;Aulas radiofônicas;Argumentação;Dialogismo;MEB;Booklet Viver é Lutar ;Radio classes;Argumentation;Dialogism
Issue Date: 4-Mar-2009
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RODRIGUES, Edivânia Duarte. Argumentative Strategies in the construction of the ideological discourse: a study of the didactic-pedagogic production of MEB. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa estuda o processo argumentativo desenvolvido pelo Movimento de Educação de Base, tendo como corpus a cartilha Viver é lutar e os roteiros de aulas da Emissora de Educação Rural de Natal. Tem como objetivos revelar as estratégias argumentativas na produção discursiva do MEB, atentando para os efeitos de sentido sugeridos pelas suas condições de produção e as posições ideológicas defendidas, além de verificar como a cartilha e as aulas radiofônicas dialogavam na argumentação de suas teses. Para tanto, o estudo é orientado pelos pressupostos da Análise do Discurso, pela Teoria da Argumentação, pelas concepções de Educação Popular, bem como a concepção dialógica de linguagem, recorrendo a Bakhtin (1995). A pesquisa adota o caráter documental, de natureza qualitativa com base interpretativista, cuja análise dos dados permitiu constatar que o discurso do material didático-pedagógico do MEB foi produzido num contexto sócio-histórico-ideológico em que a educação foi vista como um instrumento de libertação social, sendo capaz de transformar o indivíduo e a estrutura desigual do Brasil. Os resultados revelam que a cartilha e as aulas assumem uma posição marcadamente a favor das classes populares, estruturada por técnicas argumentativas que pretendiam convencer e persuadir o auditório. Ainda demonstraram que tal argumentação baseou-se, inicialmente, no convencimento dos jovens e adultos para, em seguida, imprimir uma persuasão nos aprendizes, no que se refere a agir sobre a realidade para transformá-la, segundo seus desejos de justiça social
Abstract: This research studies the argumentative process developed by the Basis Educational Movement (MEB), using as corpus the booklet Viver é lutar , and other lesson plans of the Educational Rural Radio from Natal. It has as objectives reveal the argumentative strategies in the discursive production of MEB, exploring the meaning effects suggested by its production conditions, and the ideological positions defended, in addition to this, verify how the booklet and the radio classes dialogued in the argumentation of their theses. So, the study is guided by the Discourse Analysis presuppositions, by the Argumentation Theory, by the conceptions of Popular Education, as well as the conception language dialogical language conception, recurring to Bakhtin (1995). The research adopts the documental characteristic of qualitative nature with an interpretative basis. The analysis of the data permitted us to confirm that the pedagogical didactic material discourse of MEB was produced in a social-historical-ideological context in what the education was seen as a social liberation instrument, being able to transform the Brazilian people and the Brazilian unequal structure. The results reveal that the booklet and the classes assume a position remarkably in favor of the popular classes, structured by the argumentative techniques that intended to convince, and to persuade the auditorium. Thus, the argument was based initially on the convincing of youths and of adults for, afterwards, to construct a persuasion to the learners, in terms of referring to act on the reality to transform it, according to their desires of social justice
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16156
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

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