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Título: O papel da leitura nas aulas de inglês: uma análise segundo a percepção dos professores do ensino médio de escolas públicas estaduais de Natal
Autor(es): Souza, Rudson Edson Gomes de
Palavras-chave: Leitura;Língua estrangeira;Escola pública;Ensino médio;Função social;Reading;Foreign language;Public school;High school;Social function
Data do documento: 27-Mar-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SOUZA, Rudson Edson Gomes de. O papel da leitura nas aulas de inglês: uma análise segundo a percepção dos professores do ensino médio de escolas públicas estaduais de Natal. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: This dissertation aims at investigating the teachers beliefs about the role of the reading ability in English at public state high schools in Natal and identifying the social value of the process of learning English for students of a foreign language. From the understanding of studies on reading, both in the field of Cognitive Psychology, as in Gibson & Levin (1975), as in the area of Psycholinguistics, as in Goodman (1970) and Del Re (2006), We researched the teachers perceptions about the skills and competencies that should permeate their educational practices, through their knowledge about theories of language acquisition as Cognitivism (Piaget, 1961) and Social Interactionism (Vygotsky, 1979) and the official documents (PCNEM, 1999; PCN+, 2002 ) that are the parameters for teaching a foreign language. We took into consideration other factors that influence the choice of the goals and the objectives to be worked out, such as: intensity of teachers workload, number of classes and students per class for each teacher, materials and technologies available, among other factors that will play an important role in the choice of the appropriate methodologies. To conduct a case study, two questionnaires were used in the construction of direct interviews with fourteen English teachers in twenty schools. According to data on the teachers beliefs we could find that for them the reading ability does not seem to have an special treatment in the teaching of a foreign language due to factors that undermine this process and therefore make teachers do not realize the real objectives of teaching English at public state high schools in Natal. As a consequence, the current process of education complicates the formation of autonomous learners capable of fighting for a social transformation
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar as crenças de professores quanto ao papel da habilidade de leitura em Inglês em escolas públicas estaduais de ensino médio de Natal, identificando o valor social do processo de aprendizagem desse idioma para alunos de língua estrangeira. A partir do entendimento de estudos sobre leitura, tanto na área da Psicologia Cognitivista, como em Gibson & Levin (1975), quanto na área da Psicolinguística, como em Goodman (1970) e DEL RÈ (2006), nós pesquisamos as percepções dos professores sobre as habilidades e competências que devem permear suas práticas educativas, através de seus conhecimentos sobre teorias da aquisição da linguagem como o Cognitivismo (PIAGET, 1961) e o Interacionismo Social (VYGOTSKY, 1979) e os documentos oficiais (PCNEM, 1999; PCN+, 2002) que são os parâmetros para o ensino de uma língua estrangeira no Brasil. Levamos em consideração outros fatores que influenciam a escolha das metas e os objetivos a serem trabalhados, tais como: intensidade da carga de trabalho dos professores, o número de turmas e alunos por turma para cada professor, materiais e tecnologias disponíveis, entre outros fatores que desempenharão um papel importante na escolha de metodologias adequadas. Para a realização de um estudo de caso, dois questionários foram utilizados na construção de entrevista dirigida com quatorze professores de Inglês em vinte escolas. De acordo com os dados sobre as crenças dos entrevistados verificamos que na visão dos professores a habilidade de leitura parece não ter um tratamento especial no ensino da língua estrangeira, devido a fatores que prejudicam este processo e, portanto, que os professores não percebem os reais objetivos do ensino de Inglês para alunos de escolas públicas estaduais em Natal. Como consequência, o atual processo de ensino dificulta a formação de aprendizes autônomos capazes de lutar por uma transformação social
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16188
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