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Título: Do dizer teórico às transposições didáticas: por um exercício da contrapalavra no ensino de língua escrita no PROJOVEM
Autor(es): Azevedo, Gilmara Freire
Palavras-chave: Ensino de língua materna;PROJOVEM;Escrita;Teaching of mother tongue;PROJOVEM;Writing
Data do documento: 17-Set-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: AZEVEDO, Gilmara Freire. Do dizer teórico às transposições didáticas: por um exercício da contrapalavra no ensino de língua escrita no PROJOVEM. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: This present work is going to show some results developed in the Master Degree research and the Post Graduation project in Language studies (PPgEL) at UFRN, under the orientation of Professor Maria da Penha Casado Alves. This research has questions showed by the Programa Nacional de Inclusão de Jovens PROJOVEM. Concerned to methodology, the research is based on Applied Linguistics and it is qualitative and documental. The corpus of the research are the Manual de Orientações Gerais and the Guias de Estudo. The documents that were used for the research were Guide for general orientation and the Study Guides.The Manual de Orientações Gerais was chosen because is focused on the teacher and the Guias de Estudo was chosen because are focused on the students. The discussions and analysis were based on Bakhtin (1997; 2003), for his studies about the language in a dialogical point of view, Faraco (2001 and 2008) and Suassuna (2006) for their discussions about the Portuguese Language and Geraldi (1997; 2005 and 2006) and Antunes (2003) for their orientation and discussions about the teaching process of the written language. The analysis made in the Reference Topics point that however the program proposes a kind of rupture with the traditional way of teaching, it could not take this change to the Study Guides (Guias de Estudo). The result is a didactic material that reproduces activities based on a conception of a descriptive and prescriptive teaching. What is concerned about the proposals for the textual production, it is shown that it is given in an artificial way, without any expression and with no link to any communicative context and sometimes, with no relation to the topic it was supposed to be related to
metadata.dc.description.resumo: O trabalho que ora apresento traz resultados oriundos dos estudos desenvolvidos na pesquisa de mestrado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem PPgEL, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, sob a orientação da Professora Doutora Maria da Penha Casado Alves. Abordo nesta pesquisa questões concernentes às concepções de linguagem e ensino de língua escrita apresentadas pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens PROJOVEM. No que se refere à metodologia, a pesquisa está situado no campo da Lingüística Aplicada, é de natureza qualitativa e documental e se constrói por meio da análise de dois documentos que constituem o seu corpus, a saber: Manual de Orientações Gerais e os Guias de Estudo. Busco nesses documentos conhecer as orientações teórico-metodológicas apontadas pelo Manual, documento que é destinado aos professores e verificar como essas orientações se presentificam nos Guias de Estudo, documentos destinado aos alunos. O aporte sobre o qual ancoro as discussões e análises aponta para teóricos como Bakhtin (1992; 2003), por seus postulados sobre o entendimento da linguagem numa perspectiva dialógica, de sujeito situado historicamente e de compreensão responsiva ativa, Faraco (2001 e 2008) e Suassuna (2006) pelas discussões sobre como se concebe o ensino de Língua Portuguesa e Geraldi (1997; 2005 e 2006) e Antunes (2003), pelas orientações e discussões referentes às abordagens sobre o ensino de língua escrita. As análises feitas apontam que embora o programa proponha uma ruptura com o ensino tradicional, por considerá-lo excludente, não consegue transpor essa concepção para os Guias de Estudo. Resultado disso: um material didático que reitera e reproduz atividades calcadas numa concepção de ensino descritivo e/ou prescritivo. No que concerne às proposições para produções textuais, por exemplo, constato que esta se dá de forma artificial, inexpressiva e está desvinculada de qualquer contexto comunicativo e, por vezes, do contexto do próprio tópico no qual estão inseridas
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16192
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