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Título: A construção de modelos situacionais no padrão discursivo narrativa em quadrinhos
Autor(es): Sousa, Ada Lima Ferreira de
Palavras-chave: linguística cognitiva;construção de sentidos;modelos situacionais;narrativa em quadrinhos;Cognitive linguistics;Meaning construction;Situation models;Comic book narrative
Data do documento: 6-Set-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SOUSA, Ada Lima Ferreira de. A construção de modelos situacionais no padrão discursivo narrativa em quadrinhos. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: The object of this study is the construction of situation models in the discourse pattern comic book narrative, and sits in the field of Cognitive Linguistics. Its main foundations are the notions of embodied mind (LAKOFF; JOHNSON, 1999), mental simulation (BARSALOU, 1999), discourse pattern (DUQUE; COSTA, 2012) and situation models (ZWAAN, 1999). I stem from the hypothesis that the process of meaning construction in narratives is attached to the simulation of space, of time and of the characters goals and actions within the story world, dimensions which make up the situation models elaborated by the reader. The simulation of these experiences during discourse processing originates from the fact of it having an embodied and cultural basis, i.e., upon being confronted with the clues found in the narrative, the cognitive structures that make up the reader s personal and social memories are triggered and make it possible to activate information which in turn refer to his/her physical and social experiences, built up in the environment in which he/she lives. As regards comic book narratives, the construction of situation models is closely related to the recurring activation of certain cognitive structures originating from graphic resources that are typical of that discourse pattern. These conclusions were drawn from the data analysis taken from the work Palestina (SACCO, 2003; 2004; 2011)
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a construção dos modelos situacionais no padrão discursivo narrativa em quadrinhos e insere-se no campo da Linguística Cognitiva, tomando por base, principalmente, as noções de mente corporificada (LAKOFF; JOHNSON, 1999), simulação mental (BARSALOU, 1999), padrão discursivo (DUQUE; COSTA, 2012) e modelos situacionais (ZWAAN, 1999). Parto da hipótese de que o processo de construção de sentidos para as narrativas está atrelado à simulação do espaço, do tempo, dos objetivos e das ações dos personagens do mundo da história, dimensões essas que constituem os modelos situacionais elaborados pelo leitor. A simulação dessas experiências durante o processamento discursivo advém do fato de este ter base corporificada e cultural, ou seja, diante das pistas apresentadas na narrativa, as estruturas cognitivas que compõem as memórias pessoal e social do leitor são ativadas e permitem o acionamento de informações que remetem às suas experiências físicas e sociais, construídas no ambiente em que ele vive. No tocante às narrativas em quadrinhos, a construção de modelos situacionais está intimamente ligada à ativação recorrente de certas estruturas cognitivas a partir de recursos gráficos típicos daquele padrão discursivo. Essas conclusões foram obtidas a partir da análise de dados retirados da obra Palestina (SACCO, 2003; 2004; 2011)
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16235
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