Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16245
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Olga Maria Tavarespt_BR
dc.contributor.authorBurgos, Taciana de Limapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:06:58Z-
dc.date.available2007-08-08pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:06:58Z-
dc.date.issued2006-11-27pt_BR
dc.identifier.citationBURGOS, Taciana de Lima. O hipertexto eletrônico de meio ambiente : estratégias de leitura e navegação. 2006. 148 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16245-
dc.description.abstractThe incorporation of computing in class instigate the use of the Internet and websites as a content support in the teaching/leaning process. This kind of practice had challenged the students to read through eletronic hypertextual means. In that way, we re trying to undestand which strategies of reading and navigation the students of the second and third grade of highschool levels are using when reading electronic hypertexts from the www.ambientebrasil.com.br website. The research took place in the Escola Estadual Jerônimo Rosado in Mossoró RN. Our theoretical base was estructured on the digital Technology (electronic hypertext estructure and it s navigation modes), in applied linguistics (act of reading) and in cognition (interaction of the reader with the text and the use of reading strategies in the virtual computing enviroment). The applied methodology was the case analysis which was developed with the reunion of collected data through qualitative reseach questionaries, direct observations and video recording sessions. The research demonstrates that reader s ability in the act of navigating on virtual sites activates his/her reading strategies. Also shows how the semantic architecture of the hyperlinks can interfere directly over the strategies of reading and navigation in specific websites. Our research also intend to demonstrate that the student use his strategies of linear text reading when are not accustomed to use the reading through websites in a regular basis. The investigation concludes observing that the amount of hypertexts per pages and the inappropriate use of the multimedia elements were harmful to the reading fluencyeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHipertextopor
dc.subjectEstratégias de Leiturapor
dc.subjectNavegação em sítios virtuaispor
dc.subjectHypertexteng
dc.subjectReading Strategieseng
dc.subjectWebsites Navigationeng
dc.titleO hipertexto eletrônico de meio ambiente : estratégias de leitura e navegaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3654856659579727por
dc.contributor.referees1Coelho, Maria das Graças Pintopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6por
dc.contributor.referees2Pimenta, Sônia de Almeidapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784628U6por
dc.description.resumoA incorporação da informática na escola levou alunos a utilizar a internet e os sítios virtuais como suportes de conteúdos de ensino/aprendizagem. Prática esta que desafiou os alunos a ler por meio de hipertextos eletrônicos. Assim, buscamos conhecer quais estratégias de leitura e navegação os alunos do 2° e 3° anos do ensino médio, utilizam quando lêem os hipertextos eletrônicos do sítio virtualwww.ambientebrasil.com.br. A investigação foi realizada na Escola Estadual Jerônimo Rosado em Mossoró-RN. Nosso cerne teórico foi fundamentado nas Tecnologias Digitais, no tocante às características estruturais do hipertexto eletrônico e sua navegação, na Lingüística Aplicada, sobre o ato de ler e na Cognição, sobre a interação do leitor com o texto e o uso de estratégias de leitura na virtualidade. Como metodologia utilizamos o estudo de caso, que permitiu a união dos dados coletados, com questionários qualitativos, observação direta e filmagem. A pesquisa evidenciou que a coerência semântica e arquitetura dos hiperlinks; a quantidade de hipertextos eletrônicos por página; o hábito de leitura em sítios virtuais e a adição de elementos multimídia ao hipertexto e hiperlinks regem o emprego de estratégias de leitura específicas, como representam obstáculo à leitura quando aplicados inadequadamentepor
dc.publisher.departmentLinguística Aplicada; Literatura Comparadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
Aparece nas coleções:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TacianaLB.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.