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Título: Estratégias de relativização no português brasileiro e implicações para o ensino: o caso das cortadoras
Autor(es): Bispo, Edvaldo Balduino
Palavras-chave: Funcionalismo;Estratégias de relativização;Relativa cortadora;Ensino;Functionalism;Relativization strategies;Cortadora relative;Teaching
Data do documento: 16-Abr-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: BISPO, Edvaldo Balduino. Estratégias de relativização no português brasileiro e implicações para o ensino: o caso das cortadoras. 2009. 162 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: This work consists of a cognitive-functional approach of relativization strategies of Brazilian Portuguese (BP), this is, standard relatives (with preposition or without it) and non-standard relatives (copiadora and the deletion pattern), and it emphasizes the last one. We investigate the use of the relative construction strategies in spoken and written texts produced by speakers from different school levels in a specific situation: a face-to-face interviewing. Our database is the corpora Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade do Natal e a língua falada e escrita na cidade do Rio de Janeiro. We contrast the use of the standard relative to the deletion pattern in prepositional context, by considering cognitive, social and interactional motivations for the use of the deletion pattern instead of the standard one. Our research leads us to verify that the deletion pattern is fixing as the preferred relativization strategy in prepositional contexts, and, in this way, it brings out a grammaticalization process in working. For this reason, we propose to take this relative construction as a common way to structure a relative clause, in the same way we take the standard pattern. Finally, we discuss the treatment of questions related to the processes of teaching and learning of Portuguese language and some suggestions are given in terms of class activities. We expect that the development of this research may give both support for the Portuguese teachers and suggestions to improve the teaching and learning process of Portuguese language, contributing in special to the treatment of the syntax of complex clauses.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho consiste num tratamento cognitivo-funcional das estratégias de relativização do Português Brasileiro (PB), a saber: relativas padrão (com e sem preposição) e relativas não-padrão (cortadora e copiadora), com ênfase nas cortadoras. Tomando como material de análise os corpora Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade do Natal e a língua falada e escrita na cidade do Rio de Janeiro, fazemos um levantamento das recorrências ao uso das estratégias de construção relativa em textos orais e escritos produzidos por falantes de três níveis distintos de escolarização, em situação específica de entrevista. Partindo de pressupostos teóricos da abordagem cognitivo-funcional, comparamos o uso das relativas cortadora e padrão em ambiente preposicionado, e utilizamo-nos de alguns princípios e categorias analíticas do funcionalismo de forma a elucidar como a recorrência à primeira estratégia em detrimento da segunda atende a necessidades de natureza sociointeracional e cognitiva. Além disso, analisamos diversos trabalhos que investigaram as estratégias de relativização no PB tanto sincrônica como diacronicamente, o que nos levou a constatar que a cortadora está se fixando como a estratégia preferida em ambientes preposicionados, revelando, assim, um processo de gramaticalização em andamento. Em virtude disso, propomos que essa estratégia seja considerada/tratada, no ambiente escolar, não como um desvio à norma padrão, mas como uma forma de organização da oração relativa tão genuína quanto as demais, motivo pelo qual dedicamos um capítulo às possíveis contribuições desta pesquisa ao processo de ensino-aprendizagem da língua materna e apresentamos proposta de aplicação em sala de aula. Dessa forma, podemos acrescentar à pesquisa em linguística aplicada não apenas subsídios teóricos que fundamentarão a formação e atuação docente como também sugestões para a melhoria de sua prática pedagógica
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16305
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