Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVeloso, Maria do Socorro Furtadopt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Karla de Lourdespt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:08:35Z-
dc.date.available2014-11-20pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:08:35Z-
dc.date.issued2014-02-27pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Karla de Lourdes. Mídias sociais e práticas de participação política: um estudo de caso das eleições municipais 2012, em Natal. 2014. 184 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação midiática: práticas sociais e produção de sentido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16422-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudos da mídia. Práticas sociais. Mídia e política. Redes sociaispor
dc.subjectMedia studies. Social practices. Media and politics. Social networkseng
dc.titleMídias sociais e práticas de participação política: um estudo de caso das eleições municipais 2012, em Natalpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Mídiapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2591244151545251por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8254589050604215por
dc.contributor.referees1Lacerda, Juciano de Sousapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9310055597414010por
dc.contributor.referees2Maques, Francisco Paulo Jamil Almeidapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5523350812734008por
dc.description.resumoO trabalho investiga como ocorrem as práticas de comunicação e participação política nas mídias sociais Facebook e Twitter entre eleitores e candidatos a prefeito nas eleições 2012 em Natal (RN). Os objetivos são analisar as interações, buscando identificar os padrões de relacionamento no envio de questionamentos e nas respostas entre esses atores, e verificar que tipos de informação são publicados pelas campanhas (assuntos, qual sua estrutura e frequência). O método empregado é o da etnografia virtual, com observação e descrição das práticas online. A análise qualitativa se baseou nos conteúdos comunicados entre 21 e 30 de setembro de 2012. Foram ainda realizadas entrevistas com os candidatos visando conhecer suas opiniões sobre o uso das mídias sociais na política. Os resultados mostram que as campanhas adotaram ferramentas de propagação de conteúdo e de interação, contudo não atenderam de forma integral às demandas dos eleitores. A maioria dos comentários nos perfis foram favoráveis. O potencial para conversas entre eles foi pouco aproveitado.por
dc.publisher.departmentComunicação midiática: práticas sociais e produção de sentidopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KarlaLF_DISSERT.pdf3.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.