Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16429
Título: O programa memória viva e a memória social da UFRN
Autor(es): Torres, Vilma Farias
Orientador: Gomes, Marcelo Bolshaw
Palavras-chave: Jornada do herói. Memória. Reitores. UFRN
Data do documento: 22-Ago-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: TORRES, Vilma Farias. O programa memória viva e a memória social da UFRN. 2014. 221 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação midiática: práticas sociais e produção de sentido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: O trabalho investiga que contribuições o Programa Memória Viva, exibido pela TV Universitária, fornece para a construção da memória social audiovisual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, analisando as entrevistas realizadas com os reitores da instituição entrevistados no programa. A pesquisa fundamenta-se em três aportes teóricos distintos: a abordagem narrativa de Joseph Campbell (1999), desenvolvida e adaptada ao jornalismo por Lima (2008) e Martinez (2008); a noção de Memória Social elaborada por Jacques Le Goff (2000); e, finalmente, a hermenêutica midiática de John Thompson, que permite uma síntese dessas referências anteriores e uma orientação metodológica integrada de diferentes técnicas de pesquisa. Analisamos o programa dentro da perspectiva da jornada do herói método de estruturação de narrativas que se utiliza da perspectiva mitológica de Joseph Campbell e da psicologia humanista de Carl Gustav Jung que seria utilizado, de maneira inconsciente, como recurso para a construção das histórias de vida expostas no programa. Os reitores entrevistados contam não apenas a própria história, no formato autobiográfico e narratológico estabelecido pela produção, mas delineiam também de forma direta ou indireta também a história da instituição
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16429
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VilmaFT_DISSERT.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.