Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16505
Title: Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade
Authors: Marques, Barbara Romeika Rodrigues
Keywords: Hannah Arendt. Educação. Crise. Modernidade. Autoridade. Espaço Público;Hannah Arendt. Education. Crisis. Modernity. Authority. Public Space
Issue Date: 15-Oct-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MARQUES, Barbara Romeika Rodrigues. Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade. 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Este estudo busca esclarecer e discutir a reflexão de Hannah Arendt sobre a crise na educação no mundo contemporâneo enquanto crise político-filosófica da modernidade. Trata-se de explicitar de que forma o significado da educação está atrelado às condições de instituição, compartilhamento e conservação do mundo comum e humano. Com o intuito de reconstruir as análises da autora sobre os reflexos da crise político-filosófica da modernidade na esfera prépolítica da educação, esta pesquisa investiga de que modo o fim da tradição metafísica, o esfacelamento da autoridade, o obscurecimento da esfera pública e a moderna alienação do mundo promoveram uma profunda degradação das capacidades humanas de construir, conservar e compartilhar pela ação e pelo discurso um mundo que possa sobreviver e permanecer um lugar não mortal para seres que nascem e morrem. Palavras-chave: Hannah Arendt; Educação; Crise; Modernidade; Autoridade; Espaço Público.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16505
Appears in Collections:PPGFIL - Mestrado em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BarbaraRRM_DISSERT.pdf489,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.