Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16523
Título: Entre júbilo e ruína: a perspectiva trágica de Nietzsche
Autor(es): Lima, Joana Brito de
Orientador: Bauchwitz, Oscar Federico
Palavras-chave: Amor fati;Eterno retorno;Vontade de poder;Trágico;Love fate;Eternal return;Will of power;Tragic
Data do documento: 15-Jun-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LIMA, Joana Brito de. Entre júbilo e ruína: a perspectiva trágica de Nietzsche. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Resumo: Trata-se de investigar por que razão Nietzsche afirma, em 1888, quando revisa sua obra (Ecce Homo), que para ser justo com O Nascimento da Tragédia será preciso esquecer algumas coisas , e, não obstante, insista, no mesmo escrito, em nomear-se o primeiro filósofo trágico isto é, o extremo oposto e o antípoda de um filósofo pessimista . Nietzsche elabora em O Nascimento da Tragédia uma teoria do trágico a partir da oposição e complementaridade entre apolíneo e dionisíaco, racionalismo e instinto, e na recusa da perspectiva pessimista. Desse modo, o objetivo da dissertação é discutir como a teoria da tragédia se modifica devido à ruptura com os dois inspiradores do primeiro momento da filosofia nietzschiana, Schopenhauer e Wagner talvez as tais coisas a serem esquecidas de O Nascimento da Tragédia e as implicações desta ruptura, que transforma a filosofia de Nietzsche em dissidente da tradição metafísica. Assim, percebe-se que há mais continuidade do que distanciamento no que concerne à definição de trágico, apenas anunciada em 1871. Da sentença do eterno retorno ao conceito de vontade de poder Nietzsche elabora uma perspectiva trágica, marcada pela celebração dionisíaca da vida, também representada através do pessimismo dionisíaco , definido no § 370 da Gaia Ciência (1881-2), e da máxima do amor fati, enunciada no §276 da mesma obra; todos esses conceitos nietzschianos, discutidos nesta pesquisa, concentram, decisivamente, a idéia de aceitação e afirmação da vida, ou mais precisamente, o ocaso do herói trágico, entre júbilo e ruína
Abstract: It is investigating why reason Nietzsche affirms, in 1888, when revises his work (Ecce Homo), that to be exactly with The Birth of Tragedy it will be necessary to forget some things , and, in spite of, insist, in the same writing, in naming himself the first tragic philosopher - that is, the opposite and antipode of a pessimistic philosopher . Nietzsche elaborates in The Birth of Tragedy a theory about tragic starting from the opposition and complementarity among Apollo and Dionysian, rationalism and instinct, and in the refusal of the pessimistic perspective. The objective of the dissertation is to discuss how the theory of tragedy modifies due to the rupture with the inspiring of the first moment of the nietzschian philosophy, Schopenhauer and Wagner - maybe the such things to be forgotten about The Birth of Tragedy - and the implications of this rupture, that transforms the philosophy of Nietzsche in dissident of the metaphysical tradition. Like this, it is noticed that there is more continuity than estrangement in what concerns to the definition of tragic, just announced in 1871. By the sentence of the eternal return to the concept of will of power Nietzsche elaborates a tragic perspective, marked by the Dionysian celebration of the life, also acted through the pessimism dionisiac , defined in Gaya Science's § 370 (1881-2), and of the sentence of the love fate, enunciated in the §276 of the same work; all those concepts, discussed in this research, concentrate, decisively, the acceptance idea and statement of life, or more precisely, the decline of the tragic hero, between joy and ruin
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16523
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoanaBL.pdf498,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.