Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16637
Título: Propagação de danos para o modelo Ising em uma rede quadrada totalmente frustrada
Autor(es): Albino Júnior, Amadeu
Palavras-chave: Vidro de Spin. Modelo de Ising. Mecânica estatística
Data do documento: 25-Nov-1994
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ALBINO JÚNIOR, Amadeu. Propagação de danos para o modelo Ising em uma rede quadrada totalmente frustrada. 1994. 65 f. Dissertação (Mestrado em Física da Matéria Condensada; Astrofísica e Cosmologia; Física da Ionosfera) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 1994.
Resumo: Analisamos a distância de Hamming (dano) para o modelo de Ising na rede quadrada totalmente frustrada, através das receitas de Glauber e banho térmico. Na dinâmica de Glauber o regime caótico, no qual a perturbação inicial se propaga é achado para todas as temperaturas. Isto pode ser associado com o fato de que tal sistema não apresentar transição de fase a temperaturas finitas. Dentro do esquema de banho térmico duas temperaturas características são observadas, definindo três regimes distintos: (a) um de baixas temperaturas onde o dano se propaga apresentando uma dependência na condições iniciais; (b) um regime intermediário com propagação de dano mas independente da condições iniciais; (c) uma região de altas temperaturas em que a perturbação inicial é suprimida.A possível relação entre essas duas temperaturas com temperaturas características estáticas, bem conhecidas, é discutida. Nossos resultados são qualitativamente e quantitativamente os mesmos (dentro da barra de erros), quando empregamos os algoritmos de atualização sequencial ou paralelo
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16637
Aparece nas coleções:PPGFIS - Mestrado em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmadeuAJ_DISSERT.pdf3,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.