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Title: Patrimônio, Memória e Espaço: a construção da paisagem açucareira do Vale do Ceará-Mirim
Authors: Bertrand, Daniel
Keywords: Patrimônio;Arqueologia;Paisagem e cultura material;Heritage;Archaeology;Landscape and material culture
Issue Date: 5-Oct-2010
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BERTRAND, Daniel. Patrimônio, Memória e Espaço: a construção da paisagem açucareira do Vale do Ceará-Mirim. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em História e Espaços) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem o objetivo de entender como a instalação da cultura açucareira ao longo do rio Ceará-Mirim definiu a organização espacial do Vale, configurando assim a paisagem. Esse espaço começou a ser definido somente na segunda metade do século XIX, quando se iniciou o cultivo da cana de açúcar nas terras localizadas nas margens do rio Ceará-Mirim. A passagem deste período de grande prosperidade pode ser observada através do patrimônio material ainda presente na região. Percorrendo o Vale, verificamos um número considerável de construções arquitetônicas, muitas em ruínas, ligadas a esse momento histórico. Essa percepção, causada por essas construções, nos leva há uma viagem ao passado, para um tempo caracterizado por casas-grande, engenhos, plantações de cana, senhores de engenho, escravos, etc. Os referenciais que nos levam a considerar os engenhos de açúcar localizados ao longo do Vale do Ceará-Mirim como patrimônio, que carregam toda uma bagagem histórica, remete-nos a primeira metade do século XX. Nesse período, a atuação de intelectuais do eixo Rio São Paulo através do movimento modernista será decisivo na constituição de uma identidade nacional. O patrimônio material identificado ao longo do Vale do Ceará-Mirim definiu a sua atual organização espacial, configurando a paisagem. Mas devemos conceber essa paisagem de duas formas: primeiro, como uma representação material das praticas sociais realizadas neste espaço, onde aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais interagiram para a sua formação; como também, uma paisagem que carrega toda uma bagagem histórica formada ao longo do século XX
Abstract: This work aims to understand how the installation of sugar culture along the river Ceará-Mirim defined the spatial organization of the Valley, and thus setting the landscape. This space has begun to be defined only in the second half of the nineteenth century, when the sugarcane growth had atarted on land located on the banks of the river Ceará-Mirim. The passage of this period of great prosperity can be seen through the heritage material which is still presented in the region. Walking through the Valley, we found a considerable number of architectural buildings, many in ruins, linked to this historical moment. This perception, caused by these buildings, will take us on a trip to the past, back to a time characterized by great-houses, mills, sugarcane plantations, planters, slaves, etc. The references that lead us to consider the sugar mills located along the valley of Ceará Mirim as a patrimony, which carry an entire historical baggage, guide us to the first half of the twentieth century. During this period, the role of intellectuals from the Rio - Sao Paulo through the modernist movement will be decisive in the formation of a national identity. The heritage material identified along the valley of Ceará Mirim defined its current spatial organization, setting the landscape. But we must conceive this landscape into two ways: first, as a material representation of social practices carried out in this space, where social, cultural, economic and environmental aspects have interacted to their training; as well as a landscape that carries a whole historical baggage which was built throughout the twentieth century
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16939
Appears in Collections:PPGH - Mestrado em História

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