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Título: Nos tempos do blackout: cena musical, práticas urbanas e a ressignificação da Rua Chile, Natal-RN
Autor(es): Cunha, Carlos Henrique Pessoa
Orientador: Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues
Palavras-chave: Centro histórico. Cena musical. Rua Chile. Ressignificação;Historical center. Musical scene. Chile street. Resignification
Data do documento: 12-Mar-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CUNHA, Carlos Henrique Pessoa. Nos tempos do blackout: cena musical, práticas urbanas e a ressignificação da Rua Chile, Natal-RN. 2014. 210 f. Dissertação (Mestrado em História e Espaços) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o processo de ressignificação da Rua Chile a partir do desenvolvimento de uma cena musical em fins dos anos 1990. A Rua Chile, enquanto parte do Centro Histórico de Natal, teve suas imagens construídas a partir das práticas cotidianas e discursivas de seus freqüentadores, levando a uma série de transformações imagéticas e simbólicas ao longo do século XX. Inicialmente transformada em espaço glamoroso pelas ações urbanísticas da nova república dos Albuquerque Maranhão, no início do século XX, a Ribeira e a Rua Chile, especificamente, passou a ser vista e dita como boêmia, nos tempos da guerra ; seguindo por uma fase marginal, acabou sendo transformada em principal espaço roqueiro da cidade de Natal, a partir do desenvolvimento de uma cena musical, na segunda metade dos anos 1990. Essa cena musical, suas práticas, interesses econômicos, manifestações culturais e laços identitários criados entre seus praticantes construíram, nos tempos do Blackout , uma imagem de espaço alternativo acerca da Rua Chile. Como os Centros Históricos, inseridos na lógica da city marketing pós-moderna, são espaços dinâmicos tanto em suas práticas, quanto em suas imagens, a Rua Chile ainda sofreu alterações em seus significados e simbologias, por volta do ano 2000, quando de espaço alternativo-underground passou a ser representado como um espaço pop, onde pessoas de várias partes a cidade passaram a freqüentar seus eventos e recantos, transformando-a em um point de sociabilidades bastante heterogêneas
Abstract: This study aims to analyze the process of resignification of Chile Street, in Natal, from the development of a music scene in the late 1990s. Chile Street, as part of the Historic Centre of Natal, had its images constructed from the discursive practices and everyday life of its regular visitors, leading to a series of symbolic and imaging transformations throughout the twentieth century. Initially transformed into glamorous space as a result of urban actions of the new republic of Albuquerque Maranhão, in the early twentieth century, Ribeira and Chile Street, specifically, came to be seen as bohemian area, during the war time"; followed by a marginal phase, it was eventually transformed into the main rocker area of Natal, with the development of a musical scene in the second half of the 1990s. This music scene, its practices, economic interests, cultural events and identity ties created among their practitioners made Chile Street, "in the time of Blackout night club", an "alternative" space. As the historic centers, inserted in the logic of postmodern city marketing, both spaces are dynamic in their practices, as in their images, Chile Street also suffered changes in its meanings and symbols, around the year 2000 when the alternative-underground space became a pop space, where people from various parts of the city began attending its events and places, transforming it into a point of very heterogeneous sociability
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16984
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