Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17287
Title: Seleção conjugal e as mulheres re-casadas no mercado de casamentos em uma comunidade de baixa renda no nordeste brasileiro
Authors: Sbruzzi, Clarissa
Keywords: Psicologia evolucionista;Seleção de parceiros;Comunidade de baixa renda
Issue Date: 18-Sep-2009
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SBRUZZI, Clarissa. Seleção conjugal e as mulheres re-casadas no mercado de casamentos em uma comunidade de baixa renda no nordeste brasileiro. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Comportamento; Psicologia Fisiológica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa partiu de uma revisão teórica dos assuntos relacionados à seleção sexual proposta por Charles Darwin, passando para evolução dos sistemas e da psicologia do acasalamento humano. Os estudos práticos, divididos em dois momentos, foram coletados numa comunidade litorânea de baixa renda no nordeste brasileiro, na qual as mulheres tiveram pelo menos duas uniões estáveis até a data da coleta, no ano de 2008. Nas primeiras análises, foram contempladas as expectativas dessas mulheres em relação aos atributos dos parceiros. E posteriormente, o perfil e valor das mesmas entraram em perspectiva. De uma forma geral, foi constatado que as mulheres, no primeiro casamento, de fato realizam matrimônios com parceiros mais parecidos com o que consideram ideal do que os posteriores. Assim como as segundas e subseqüentes uniões apresentam uma ligeira queda no valor (no mercado de casamentos) desses homens quando comparados aos primeiros companheiros levando em consideração indicadores biosocioeconômicos como idade, escolaridade e renda (status socioeconômico).
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17287
Appears in Collections:PPGPSICO - Mestrado em Psicobiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ClarissaS.pdf650,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.