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Título: A infância no âmbito do discurso dos parâmetros curriculares nacionais
Autor(es): Pereira, Adalgiza Maria Alves
Palavras-chave: Concepção da infância;Discurso dos Parâmetros Curriculares Nacionais;Produção de subjetividades;Concepts of childhood;Discourse of National Curriculun Guidelines;Production of subjectivity
Data do documento: 20-Out-2004
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: PEREIRA, Adalgiza Maria Alves. A infância no âmbito do discurso dos parâmetros curriculares nacionais. 2004. 166 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.
Resumo: The educational institution, committed to the production and transmission of knowledge, has increasingly revealed a specific dimension of that commitment, which is to form people und to produce certain kinds of subjectivity. The child is involved in a context of subjectivity production becoming the object of expectations; expectations arising from the demands of a globalized world, and based upon a discourse of specialized fields of scientific knowledge relative to childhood. The purpose of the present work is to analyse the discourse found in the Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (National Curriculum Guidelines) as concerns the first four years of Elementary education, trying to disclose its ideas and conceptions about the subject-child. Conceiving this discourse as an ideological phenomenon in which the word becomes the central stage where contradictory values are confronted, according to Bakhtin thinking, the analysis constitutes an effort to point out the voices which supply its basis, in what it reveals about the child. Assertions such as "preparing children for the working market", or for "exercising their citizenship", among others which can be found in the institutionalized pedagogical discourse, are stated in a universalized and normative sense, and have become the object of doubt and criticism. The investigation on the implicit and explicit conceptions about childhood as revealed in the PCNs, whose spokesperson has been the school, serves as the starting point for a series of other studies and reflections intended to pave the way for the implementation of educational processes which allow for singular manifestations of the subject-child
metadata.dc.description.resumo: A instituição escolar, comprometida com a produção e transmissão de conhecimentos, tem revelado cada vez mais uma outra face de seu compromisso: o compromisso de formar pessoas, produzir certos tipos de subjetividades. É nesse contexto de produção de subjetividades que a criança se insere, tomando-se alvo de expectativas; expectativas essas edificadas com base nas exigências do mundo globalizado e pautadas nos discursos de saberes específicos em torno da infância, provenientes do campo científico. O objetivo deste trabalho é analisar o discurso dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para os quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, buscando ali encontrar concepções e idéias sobre o sujeito-infância. Considerando o discurso enquanto fenômeno ideológico, em que a palavra passa a ser a "arena" onde se confrontam valores contraditórios, segundo o pensamento bakhtiniano, pretende-se destacar as vozes subjacentes ao discurso analisado, no tocante ao que revela sobre a criança. Enunciações como: "formar crianças para o mundo do trabalho, para o exercício da cidadania", dentre outras, reveladas no discurso pedagógico instituído, são concebidas no seu sentido universalizador e normatizador, passando a ser criticamente questionadas. A investigação a cerca das concepções de infância explícitas e implícitas no discurso dos PCNs, cujo porta-voz tem sido a escola, serve, então, como ponto de partida para uma série de outros estudos e reflexões que pretendam abrir caminhos para a efetivação de processos educativos viabilizadores de manifestações singulares por parte do sujeito-criança
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/17417
Aparece nas coleções:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

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