Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17538
Título: Angústia e inibição: considerações a partir de um caso clínico
Autor(es): Lima, Adir Ferreira de
Palavras-chave: Psicanálise. Pesquisa teórico-clínica. Objeto a. Desejo do Outro. Grafo do desejo;Psychoanalysis. Theoretical and clinical research. Object a. Desire of the Other. Graph of desire.
Data do documento: 27-Jun-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: LIMA, Adir Ferreira de. Angústia e inibição: considerações a partir de um caso clínico. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir, a partir de um caso clínico, a articulação entre a Angústia e a Inibição, à luz da psicanálise. Partindo do trauma como fator fundante do psiquismo e desencadeador do estado de desamparo, destacamos a castração, como marca de um perigo a ser recalcado, até chegar à angústia primitiva, afeto que prepara o caminho para a emergência do sujeito. No primeiro momento, abordamos a evolução do conceito de angústia em Freud, ressaltando o modo como ele a articulou à inibição e ao sintoma, marcando, ainda, a diferença entre a angústia, como consequência direta do momento traumático, e como sinal de uma reprodução do trauma originário. Em seguida, investigamos o conceito de angústia em Lacan, enfatizando os avanços conceituais promovidos para o mesmo, notadamente no Seminário X; destacando-se a introdução do conceito de objeto a e os desdobramentos dessa invenção teórica. No segundo momento, focamos no conceito de inibição em Freud, seguido pela leitura lacaniana a esse respeito. Finalmente, refletimos acerca da delimitação que o conceito de objeto a dá às possíveis relações entre sujeito e objeto, buscando extrair algumas consequências clínicas das respostas que o sujeito constrói frente ao enigma do desejo do Outro, entre as quais a inibição e a angústia, articulando, desse modo, o caso clínico às discussões levantadas
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/17538
Aparece nas coleções:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdirFL_DISSERT.pdf746,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
AdirFL_DISSERT_parcial.pdf426,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.