Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/17658
Título: | Análise sobre diferentes abordagens de configuração eletrônica de elementos apresentados em livros de química |
Autor(es): | Santos, Jackson da Silva |
Orientador: | Oliveira, Otom Anselmo de |
Palavras-chave: | configuração eletrônica;subnível;escritos antigos;átomospolieletrônicos;carga nuclear;electronic configuration;sublevel;ancient writings;polieletrônicos atoms;nuclear charge |
Data do documento: | 20-Mai-2011 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | SANTOS, Jackson da Silva. Análise sobre diferentes abordagens de configuração eletrônica de elementos apresentados em livros de química. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo a identificação e comentário das diferenças conceituais apresentadas por autores de livros, enfocando o tema configuração eletrônica. Essa análise mostra as mudanças de conceitos sobre configuração eletrônica, suas implicações no desenvolvimento cognitivo de alunos e as suas relações com o mundo contemporâneo. Identificou-se em livros possíveis entraves gerados na busca de simplificações, situações de diferentes conceitos de energia na configuração eletrônica por subníveis. Para tanto foi realizada uma análise em vários livros, sendo alguns de química geral e outros de química inorgânica sem distinção entre nível de ensino, se médio ou superior. Verificou-se que alguns livros de ensino médio corroboravam com livros de ensino superior, outros não. Para verificar a consistência do que se estava analisado, fez-se uma pesquisa com 30 professores, em que foi encontrado pontos divergentes de respostas, com relação principalmente á energia de subníveis e autoria do diagrama que facilitava a configuração eletrônica. Constatou-se que do total, 22 professores, ou seja, 73,33% responderam corretamente sobre o subnível mais energético do cálcio (Ca) e 80%, ou seja, 24 professores responderam incorretamente sobre o ferro. Já quanto a autoria do diagrama usado para facilitar a configuração eletrônica, obteve-se93,33% de professores que indicaram que seguiam um diagrama, e este era denominado de diagrama de Linus Pauling , 01 professor, 3,33%, indicou que o diagrama era de autoria de Madelung e 01, 3,33%, não respondeu a pergunta.Foi observado que é necessário uma avaliação mais minuciosa de escritos antigos, pois a busca de simplificações e generalizações, não tão plausíveis, levam a erros e consequências negativas para a compreensão das propriedades de muitas substâncias. Verificou-se que a mecânica quântica aliada a dados espectroscópicos deve fazer parte de uma análise mais minuciosa, principalmente quando se estende situações de átomos monoeletrônicos para descrever átomos polieletrônicos, pois fatores como carga nuclear efetiva e fator de blindagem devem ser levados em consideração, devido a interações que há internamente num átomo, descrito por um conjunto de números quânticos, às vezes não levados em consideração |
Abstract: | This study aimed to identify and review of the conceptual differences presented by authors of books, focusing on the theme of electronic configuration. It shows the changing concepts of electronic configuration, its implications for the cognitive development of students and their relations with the contemporary world. We identified possible obstacles in books generated in the search for simplifications, situations of different concepts of energy in the electron configuration for sublevels. For this analysis was carried out in several books, and some other general chemistry and inorganic chemistry without distinguishing between level of education, whether secondary or higher. It was found that some books for school books corroborated with higher education, others do not. To check the consistency of what was discussed, it was a survey of 30 teachers, it was found divergent points of responses, particularly with respect to the energy sublevels and authorship of the diagram which facilitated the electron configuration. It was found that the total 22professores, ie, 73,33% answered correctly on the energy sublevel more calcium (Ca) and 80%, ie, 24 teachers responded incorrectly on the iron. As for the authorship of the diagram used to facilitate the electronic configuration, we obtained 93, 33% of teachers indicated that they followed a diagram, and this was called "Diagram of Linus Pauling," teacher 01, 3,33%, indicated that the diagram was authored by Madelung and 01, 3,33%, did not respond to question. Was observed that it is necessary a more detailed assessment of ancient writings, as the search for simplifications and generalizations, not so plausible, lead to errors and consequences negative for understanding the properties of many substances. It was found that quantum mechanics combined with spectroscopic data should be part of a more thorough analysis, especially when it extends situations atoms monoelectronicpolieletrônicos to describe atoms, because factors such as effective nuclear charge and shielding factor must be taken into consideration, because interactions there is inside an atom, described by a set ofquantum numbers, sometimes not taken into account |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17658 |
Aparece nas coleções: | PPGQ - Mestrado em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JacksonSS_DISSERT.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.