Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18143
Title: Avaliação da informação de websites turísticos das cidades-sede da copa 2014
Authors: Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa
Keywords: Informação. Internet. Turismo. Website. Copa 2014;Information. Internet. Tourism. Website. 2014 FIFA World Cup
Issue Date: 19-Aug-2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CACHO, Andréa do Nascimento Barbosa. Avaliação da informação de websites turísticos das cidades-sede da copa 2014. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Turismo e Desenvolvimento Regional e Gestão em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Portuguese Abstract: Trata da avaliação das informações disponibilizadas em websites turísticos oficiais dos estados e das cidades-sede brasileiras da Copa do Mundo de 2014, seguindo o modelo e os critérios de avaliação estabelecidos na metodologia desenvolvida por Díaz (2005). Descreve a relação entre turismo e sociedade da informação, enfatizando a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em disponibilizar informações confiáveis, atualizadas e de baixo custo acerca dos destinos em questão. Dentre os principais aspectos a serem analisados, tem-se: informação sobre o destino e serviços locais disponibilizados nos websites turísticos; capacidade de comercialização e distribuição dos serviços turísticos; capacidade de comunicação e interação dos sites com seus usuários; existência de versões dos websites em outros idiomas. Por se tratar de pesquisa em ambiente virtual, os sujeitos da pesquisa foram representados pelas 12 cidades-sedes da Copa e seus respectivos websites oficiais de turismo (municipais, estaduais e convention bureau), mais o portal brasileiro de turismo, totalizando assim um número de 36 páginas webs a serem analisadas. A metodologia caracterizou-se como exploratório-descritiva, quantitativa, bibliográfica e documental. Aplica técnicas estatísticas paramétricas e não paramétricas, tais como: análise de variância (ANOVA e KRUSKAL-WALLIS) para medir a variação entre as médias dos grupos em combinação com testes de comparações múltiplas de Tukey e Games Howell; teste de correlação não paramétrico Tau de Kendall; e análise de cluster. Para a coleta de dados, utiliza os softwares Microsoft Excel, e o SPSS para a tabulação, tratamento e análise dos dados, através da aplicação de técnicas quantitativas. Dentre os principais resultados encontrados ficou evidente que os websites da região sul e os pertencentes a categoria municipal apresentaram resultados mais positivos dentre os índices avaliados. Conclui que as informações disponibilizadas nos websites estão, em sua maioria, incompletas, pois de acordo com os dados obtidos, verificou-se que os mesmos não são capazes, por si só, de fornecer aos usuários/turistas todos os dados necessários para se planejar uma viagem
Abstract: This study aims to analyze tourist information provided by the official websites of the 2014 FIFA World Cup host cities. The framework developed by Díaz (2005) was applied to analyze different aspects, such as: local tourist information, tourist services distribution, communication and interaction between website and users, and website foreign language versions. This dissertation describes how society and tourism are related by analyzing the consequences of technological evolution in the travel and tourism sector, showing the importance of the use of information and communication technology to provide accurate, upto- date and low-cost information to tourist destinations. Because of the nature of the study, the research subjects are the 12 Brazilian host cities represented by their respective official webpages (cities, states and convention bureaus), and also Brazil s official website, totalizing 36 elements to be analyzed. The methodology has been characterized as descriptive and exploratory with quantitative analysis, and also using desk research and survey literature review. In order to analyze the data collected, parametric and nonparametric statistics tests were used, such as: variance analysis (ANOVA and KRUSKAL-WALLIS) to measure means variance between groups combined with multiple comparison tests (Tukey and Games Howell); nonparametric correlations tests (Kendall s Tau b); and cluster analyses. Finally, Microsoft Excel was used to collect data and SPSS for managing data through quantitative analyses tests. Overall, the websites of the south region showed better results than the other Brazilian regions. Despite this result, the data analysis demonstrated that the available tourist information are incomplete as it was verified that tourist host cities websites are unable to provide all the information needed for the web visitors to organize and plan their journey. This means that visitors have to look for more information in other sources
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18143
Appears in Collections:PPGT - Mestrado em Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndreaNBC_DISSERT.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.