Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18279
Título: Vacinação: o fazer da enfermagem e o saber das mães e/ou cuidadores
Título(s) alternativo(s): Vaccination: the nursing do and the mother and/or caretaker´s knowledge
Vacunación: la intervención de la enfermería y el conocimiento de las madres y/o cuidadores
Autor(es): Oliveira, Vanessa Gommes de
Pedrosa, Karilena Karlla de Amorim
Monteiro, Akemmi Iiwata
Santos, Ana Dulce Batista dos
Palavras-chave: Vacinação;Enfermagem;Conhecimento;Educação
Data do documento: 2010
Referência: OLIVEIRA, V.G. et al. Vacinação: o fazer da enfermagem e o saber das mães e/ou cuidadores. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, [S.L], v. 11, p. 133-141, 2010. ISSN 2175-6783. Disponível em:<http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/view/478/pdf_1>. Acesso em: 15 out. 2013.
Abstract: Observa-se na prática das unidades de saúde, ainda hoje, o pouco conhecimento das mães sobre o processo de vacinação e pouco envolvimento do enfermeiro nesse processo, principalmente na área de educação em saúde. O objetivo é identificar as ações de enfermagem na sala de vacina e descrever o conhecimento das mães/cuidadores acerca da vacinação infantil. Estudo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa. A população foi composta por 43 mães e/ou cuidadores e 10 profissionais de enfermagem. Ocorreu em duas Unidades de Saúde da Família, na Zona Oeste de Natal/RN, em novembro e dezembro/2008. A maioria das mães (88,4%) conhece a importância de vacinar a crianças, embora não saibam quais as vacinas estão sendo dadas e para quais doenças são destinadas. A maioria dos profissionais prioriza mais a técnica do que a atividade educativa. Percebe-se, portanto, que há lacunas no saber das mães/cuidadores e nas ações de enfermagem que visem um trabalho promocional na sala de vacinação
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18279
ISSN: 2175-6783
Aparece nas coleções:CCS - DENF - Artigos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VacinacaoFazerEnfermagem_Oliveira_2010.pdf489,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.