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Título: Com quantas ave-marias se faz uma santa? relicário de vozes sobre a santa menina
Autor(es): Silva, Albery Lúcio da
Palavras-chave: Linguística;Narrativa;Pragmática do saber narrativo;Linguistique;Récit;Pragmatique du savoir narratif
Data do documento: 2-Jul-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVA, Albery Lúcio da. Com quantas ave-marias se faz uma santa? relicário de vozes sobre a santa menina. 2010. 85 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: Ce travail a comme objectif analyser la structure et l'efficacité d'un système symbolique, qui est configuré à travers qui le philosophe Dufour (2000), à partir du linguiste Benveniste (1995) et du philosophe Lyotard (1998), dans la manutention et la sustentation des récits et d'histoires, appelle de trinité naturel des la langue. C'est sous cet appareil, inscrit à travers des pronomes « moi », « toi » et « lui » qui nous étudierons les suivantes questions: 1. comme s'il établit, synchronement, la mise à jour du mythe religieux Santa Menina présente dans la ville de Florânia, gêné dans le coeur broussard du Rio Grande do Norte? 2. qui manière, diachronement, les récits sur mentionné mythe s´il récupère? Le culte religieux à la Santa Menina est marqué discoursivement à travers d´un univers à facettes multiples qui se soutient à travers les voix de floranienses sur l'histoire d'une fille, dont le corps est trouvé intact et qui, sacralitée par la population, est connu comme la Santa Menina. Une histoire qui, notamment, avait/a répercussion et résonance, en participant, efficacement, des la réalité culturelle des la population. Théoriquement, notre travail est nourri par des savoirs arrivés, des la Linguistique, et des études sur la Mémoire et l'Histoire Verbale
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura e a eficácia de um sistema simbólico, que é configurado através do que o filósofo Dufour (2000), a partir do linguista Benveniste (1995) e do filósofo Lyotard (1998), na manutenção e sustentação de narrativas e relatos denominados de trindade natural da língua. É sob esse aparelho, inscrito através dos pronomes eu , tu e ele que estudaremos as seguintes questões: 1. como se estabelece, sincronicamente, a atualização do mito religioso Santa Menina presente na cidade de Florânia, encravada no coração sertanejo do Rio Grande do Norte? 2. de que modo, diacronicamente, as narrativas sobre o referido mito se re-atualiza? O culto religioso à Santa Menina é marcado discursivamente através de um universo multifacetado que se sustenta através das vozes dos floranienses sobre a história de uma menina, cujo corpo fora encontrado intacto e que, sacralizada pela população, é conhecida como a Santa Menina. Uma história que, notadamente, teve/tem repercussão e ressonância, participando, efetivamente, da realidade cultural da população. Teoricamente, nosso trabalho está alimentado por saberes advindos, da Linguística, e de estudos sobre a Memória e a História Oral
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18334
Aparece nas coleções:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

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