Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18591
Título: Contribuição ao estudo das redes complexas: extensão do modelo de afinidade
Autor(es): Santos, Antonio Marques dos
Palavras-chave: Redes;Barabási;Afinidades
Data do documento: 30-Jul-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SANTOS, Antonio Marques dos. Contribuição ao estudo das redes complexas: extensão do modelo de afinidade. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Física da Matéria Condensada; Astrofísica e Cosmologia; Física da Ionosfera) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, elaboramos e discutimos uma rede complexa sem escala, ou seja, uma rede cuja distribuição de conectividade segue uma lei de distribuição de potência. Nosso trabalho pode ser resumido da seguinte forma: Para efeito de didática vamos começar com redes aleatórias que estão relacionados com situações reais e artificiais, e depois comentar as redes livres de escala, como proposto por Barabási-Albert (BA). Depois disso, discutimos uma extensão deste modelo, onde Barabasi e Bianconi (BB) incluem a qualidade. Discutimos também o modelo de afinidade, ou seja, (Ver Almeida et al). Finalmente vamos mostrar o nosso modelo, uma extensão do modelo de afinidade dada por e apresentar os resultados correspondentes. Para realizar tal tarefa modificamos a regra de ligação preferencial do modelo de BB colocando um fator que apresenta o grau de probabilidade entre os sítios da rede. Esta quantidade é feita pela diferença entre a qualidade do novo sítio e a qualidade dos anteriores. Este novo parâmetro produz novos resultados interessantes: a distribuição que segue uma lei de especial de potência, expoente apropriado. A evolução temporal da conectividade do sítio também é calculada . Além disso, mostramos também, os resultados que foram obtidos, via simulação numérica, para o menor caminho médio e o coeficiente de agregação da rede gerada pelo nosso modelo, isto é, pelo modelo de afinidade.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18591
Aparece nas coleções:PPGFIS - Mestrado em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntonioMS_DISSERT.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.