Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18656
Título: Uma ferramenta didática para ajudar na fixação dos conceitos introdutórios de análise combinatória
Autor(es): Bezerra, José Rauryson Alves
Palavras-chave: Ensino de matemática. Análise combinatória. Heurística de problemas de análise combinatória;Teaching of mathematics. Combinatorial analysis. Heuristic analysis of combinatorial problems
Data do documento: 22-Fev-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: BEZERRA, José Rauryson Alves. Uma ferramenta didática para ajudar na fixação dos conceitos introdutórios de análise combinatória. 2013. 48 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: Humans, as well as some animals are born gifted with the ability to perceive quantities. The needs that came from the evolution of societies and technological resources make the the optimization of such counting methods necessary. Although necessary and useful, there are a lot of diculties in the teaching of such methods.In order to broaden the range of available tools to teach Combinatorial Analysis, a owchart is presented in this work with the goal of helping the students to x the initial concepts of such subject via pratical exercises
metadata.dc.description.resumo: Os seres humanos, assim como alguns animais, nascem dotados da capacidade de perceber quantidades. Portanto técnicas para contar quantidades foi um passo natural no desenvolvimento do homem. As necessidades provindas da evolução das sociedades e recursos tecnológicos tornam necessário a otimização de tais métodos de contagem. Apesar de necessário e útil, o estudo desses métodos no Ensino Médio esbarram em dificuldades didáticas. Com o objetivo de ampliar o leque de ferramentas disponíveis aos professores para o ensino de Análise Combinatória apresentamos neste trabalho um fluxograma que pretende dinamizar o processo de fixação dos conceito via resolução de exercícios
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18656
Aparece nas coleções:PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseRAB_DISSERT.pdf758,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.