Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18656
Title: Uma ferramenta didática para ajudar na fixação dos conceitos introdutórios de análise combinatória
Authors: Bezerra, José Rauryson Alves
Keywords: Ensino de matemática. Análise combinatória. Heurística de problemas de análise combinatória;Teaching of mathematics. Combinatorial analysis. Heuristic analysis of combinatorial problems
Issue Date: 22-Feb-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BEZERRA, José Rauryson Alves. Uma ferramenta didática para ajudar na fixação dos conceitos introdutórios de análise combinatória. 2013. 48 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Os seres humanos, assim como alguns animais, nascem dotados da capacidade de perceber quantidades. Portanto técnicas para contar quantidades foi um passo natural no desenvolvimento do homem. As necessidades provindas da evolução das sociedades e recursos tecnológicos tornam necessário a otimização de tais métodos de contagem. Apesar de necessário e útil, o estudo desses métodos no Ensino Médio esbarram em dificuldades didáticas. Com o objetivo de ampliar o leque de ferramentas disponíveis aos professores para o ensino de Análise Combinatória apresentamos neste trabalho um fluxograma que pretende dinamizar o processo de fixação dos conceito via resolução de exercícios
Abstract: Humans, as well as some animals are born gifted with the ability to perceive quantities. The needs that came from the evolution of societies and technological resources make the the optimization of such counting methods necessary. Although necessary and useful, there are a lot of diculties in the teaching of such methods.In order to broaden the range of available tools to teach Combinatorial Analysis, a owchart is presented in this work with the goal of helping the students to x the initial concepts of such subject via pratical exercises
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18656
Appears in Collections:PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoseRAB_DISSERT.pdf758.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.