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Título: Território usado e transporte coletivo : mobilidade e acessibilidade no Bairro Lagoa Azul Natal/RN
Autor(es): Nascimento, Gracileide Ferreira do
Palavras-chave: Território usado;Sistema de transporte;Mobilidade e acessibilidade;Territory used;Transport system;Mobility and accessibility
Data do documento: 6-Jul-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: NASCIMENTO, Gracileide Ferreira do. Território usado e transporte coletivo : mobilidade e acessibilidade no Bairro Lagoa Azul Natal/RN. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica e Reestruturação do Território) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Transport systems involved the use of territory in different Brazilian cities with regard to the occupation of road systems in urban areas. The implementation of systems engineering and transport infrastructure such as roads (roads), signs, stops, stations and complex road (bridges, viaducts and tunnels) are not used in the same way in the area. The subway is not even use the bus and vice versa. The time spent in travel, the time to access and the number of trips made by passengers in each way of transport is not the same. The use of transport systems in the territory, therefore, takes place through a whole in the current period we are in the technicalscientific and informational. This work addresses, however, the area used as a synonym of geographical area, analyzed by two categories of analysis, systems of objects formed by the fixed and the systems formed by the action flows. The system analyzed is the public transport by bus and population displacement that makes using this medium with source destination from home to work and has as empirical cut the Lagoa Azul located in the district administrative area north of Natal / RN. The general objective of this research is to understand the extent to which public transport has contributed to the socio-spatial accessibility of the residents of Barrio Blue Lagoon, located in Natal-RN, emphasizing the way home and the workplace. To reach the general objective of this dissertation, a study was made in light of the line which the methodological empirical facts, statistical data and theoretical knowledge of the events that occur in the quarter related to the Lagoa Azul economic aspects. Use for this, the concepts of mobility and Accessibility
metadata.dc.description.resumo: Os sistemas de transportes participam do uso do território nas diferentes cidades brasileiras no que concerne á ocupação dos sistemas viários no espaço urbano. A implantação de sistemas de engenharias e infraestruturas de transporte como vias (estradas), sinalizações, paradas, estações e complexos viários (pontes, viadutos e túneis) não são usadas da mesma forma no território. O metrô não tem o mesmo uso do ônibus e vice-versa. O tempo gasto na viagem, o tempo ao acesso e o número de viagens feitas pelos passageiros em cada modo de transporte não são os mesmos. O uso dos sistemas de transportes no território, portanto, dá-se por meio de uma totalidade no atual perído em que nos encontramos, o técnicocientífico- informacional. O presente trabalho aborda, contudo, o território usado como sinônimo de espaço geográfico, analisado por meio de duas categorias de análise, os sistemas de objetos formados pelos fixos e os sistemas de ações formados pelos fluxos. O sistema analisado é o transporte coletivo por ônibus e o deslocamento que a população realiza utilizando este meio com origem destino de casa para o trabalho, cujo recorte empírico o Bairro Lagoa Azul localizado na zona administrativa norte de Natal/RN. Esta pesquisa objetiva compreender em que medida o transporte coletivo por ônibus tem contribuído para a acessibilidade sócioespacial dos moradores do Bairro Lagoa Azul, situado em Natal-RN, dando ênfase ao sentido moradia e local de trabalho. Para responder o objetivo geral desta dissertação, fez-se um estudo à luz da linha metodológica analisando assim os fatos empíricos, os dados estatísticos e o conhecimento teórico dos eventos que ocorrem no Bairro Lagoa Azul relacionados aos aspectos econômicos. Empregamos, para isso, os conceitos de mobilidade e de acessiblidade
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18912
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