Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19014
Título: As contribuições da pedagogia de François Delsarte para o ensino da dança
Autor(es): Vieira, Marcilio de Souza
Palavras-chave: Dança;Delsart;Pedagogia;Corpo;Movimento
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citação: VIEIRA, M. S. . As contribuições da pedagogia de François Delsarte para o ensino da dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 2, n.2 p. 396-412, jul./dez. 2012. ISSN: 2237-2660. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/30156>. Acesso em: 01 abr. 2015.
Resumo: O presente texto apresenta algumas contribuições da pedagogia de Delsarte para a dança moderna. Revolucionário do movimento e do gesto para as artes cênicas, o delsartismo contribuiu significativamente para a emancipação da dança na América e na Europa. Mesmo não tendo criado um sistema especificamente para a dança, este foi difundido por seus discípulos e influenciou uma geração de dançarinos modernos. Este texto objetiva refletir a influência da pedagogia de François Delsarte para a dança, bem como contribuir para um pensamento de dança (moderna) renovador. A abordagem metodológica utilizada para a reflexão do tema proposto parte da análise de conteúdo
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19014
ISSN: 2237-2660
Aparece nas coleções:CCHLA - DEART - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcilio S. V._ As contribuições da pedagogia de François.pdf658,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons