Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19021
Título: O Benchmarking e sua aplicabilidade em unidades de informação: uma abordagem reflexiva
Autor(es): Martins, Silvestre Gomes
Santos, Alexsandra Santana dos
Carvalho, Luciana Moreira
Palavras-chave: Benchmarking;Unidade de Informação;Benchmarking em Unidades de Informação
Data do documento: 2010
Citação: MARTINS, S. G.; SANTOS, A. S. D.; CARVALHO, L. M. O Benchmarking e sua aplicabilidade em unidades de informação: uma abordagem reflexiva. Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, v. 7, n. 1, p. 57-68, 2010. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/6707/o-benchmarking-e-sua-aplicabilidade-em-unidades-de-informacao--uma-abordagem-reflexiva/i/pt-br>. Acesso em: 23 abr. 2015.
Resumo: Analisa a técnica do benchmarking a partir de abordagens conceituais, históricas e tipológicas, bem como demonstra sua aplicabilidade em unidades de informação. Mostra que o benchmarking surge num contexto competitivo, a partir da necessidade que as organizações tinham de aprender com seus concorrentes as melhores práticas e assim poderem está inserida no mercado de forma eficiente e eficaz. Explica que a técnica do benchmarking por ser flexível, pode ser aplicada a diversas situações e por diferentes tipos de organizações, gerando assim três tipos de benchmarking o interno, o competitivo e o funcional/genérico, cabendo ao gestor a tarefa de identificar qual tipo melhor se ajusta ou atende a necessidade da organização. Enfoca a utilização do benchmarking em unidades de informação, como forma de alcançar a qualidade no atendimento ao usuário e nos produtos e serviços desenvolvidos por estas unidades . Objetiva apresentar a técnica do benchmarking no contexto organizacional geral e sua aplicação em unidades de informação como uma ferramenta de gestão que possibilita a busca de sua qualidade total . Utiliza como metodologia pesquisas bibliográficas e eletrônicas. Conclui que, é a partir do conhecimento desta técnica que é possível sua utilização como uma ferramenta de gestão organizacional para todo tipo de organização
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19021
ISSN: 2237-7506
Aparece nas coleções:CCSA - DECIN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Martins_Santos_Carvalho_2010_O-Benchmarking-e-sua-aplicabil_6707.pdf208,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.