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Título: Uma análise crítica entre os currículos dos cursos de ciências contábeis nos países do Mercosul e o proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR
Autor(es): Segantini, Giovanna Tonetto
Melo, Clayton Levy Lima de
Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
Silva, José Dionísio Gomes da
Palavras-chave: Normas contábeis - Harmonização;Currículo internacional;Educação contábil
Data do documento: 2013
Citação: SEGANTINI, Giovanna Tonetto et al. Uma análise crítica entre os currículos dos cursos de ciências contábeis nos países do Mercosul e o proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, João Pessoa, v.1, n. 1, p. 85-98, jan./jun., 2013. ISSN 2318-1001. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/recfin/article/view/16253/9488>. Acesso em: 25 maio 2015.
Resumo: A harmonização das normas contábeis tornou-se uma necessidade dos usuários externos e internos da informação contábil, uma vez que passaram a atuar em diversos mercados e a prestar contas aos usuários com necessidades variadas, pois o mercado cada vez mais globalizado exige profissionais preparados para atuar dentro e fora do seu país. Visando isso, a ONU/UNCTAD/ISAR desenvolveu um Currículo Mundial para servir de referência para os cursos de Ciências Contábeis, buscando prover conhecimentos internacionais de normas contábeis independentemente do país responsável pela formação do profissional. Assim, o objetivo geral do artigo foi analisar e comparar a adequação dos currículos dos cursos de ciências contábeis de quatro universidades do MERCOSUL, sendo uma de cada país, com o currículo proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. As universidades selecionadas foram: Facultad de Ciencias Econômicas de la Universidad de Buenos Aires (Argentina); Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (Brasil); Universidad Naci-onal de Asunción (Paraguai); e Facultad de Ciências Econômicas y de Administración de la Universidad de la República (Uruguai), e suas matrizes curriculares foram comparadas com o Currículo Mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. Os resultados indicam que a similaridade entre os currículos das quatro universidades selecionadas com o proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR é alta, existindo, em média, 76,71% de semelhança entre as matérias dos currículos. Por ser apenas uma recomenda-ção, as universidades pesquisadas demonstraram possuir certa flexibilidade na elaboração de seus currículos
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19206
ISSN: 2318-1001
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