Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19208
Título: Mensuração a valor justo: um estudo sobre a percepção dos professores e profissionais contábeis
Autor(es): Melo, Clayton Levy Lima de
Vieira, Edzana Roberta Ferreira da Cunha
Niyama, Jorge Katsumi
Mól, Anderson Luiz Rezende
Palavras-chave: Teoria da mensuração;Valor justo;Qualidade da informação;Relevância
Data do documento: 2012
Citação: MELO, Clayton Levy Lima de et al. Mensuração a valor justo: um estudo sobre a percepção dos professores e profissionais contábeis. Revista Ambiente Contábil, Natal, v. 4. n. 1, p. 138-155, jan./jun., 2012. ISSN 2176-9036. Disponível em: <http://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1912/1339>. Acesso em: 25 maio 2015.
Resumo: Os usuários das demonstrações financeiras podem tomar decisões econômicas corretas se possuírem informações contábeis de qualidade. No entanto, a obtenção da qualidade da informação não é um processo simples. Seus atributos essenciais, a relevância e representação fiel, podem ser mensurados por meio da análise diferencial e do efeito da utilização de diferentes modelos de mensuração, como custo histórico e valor justo. Assim, o objetivo geral do presente trabalho é analisar a opinião dos contadores e professores, de graduação e pósgraduação em Ciências Contábeis, acerca da mensuração a valor justo, conforme normas do FASB e do IASB. Através da estatística descritiva, foram analisados 258 questionários respondidos por profissionais de todas as regiões do Brasil, os quais continham 9 questões objetivas. Os principais resultados obtidos foram as sugestões de novas expressões para substituir a atual “valor justo”, como Valor de mercado corrigido, Valor intrínseco, Valor equivalente, Valor adequado de mercado ou Valor agregado; a constatação de que, para 60,1% da amostra pesquisada, a contabilidade deve utilizar múltiplus critérios de mensuração de seus itens, mesmo que isso prejudique a homogeneidade da classificação; e a verificação da existência de uma predominância de respostas coletadas que corroboram com a visão do IASB e FASB nos seguintes pontos: o valor justo é o critério de mensuração que gera as informações mais relevantes, mesmo sacrificando a objetividade e verificabilidade e a mensuração a valor justo deve utilizar os 3 níveis previstos para mensuração
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19208
ISSN: 2176-9036
Aparece nas coleções:CCSA - DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MensuraçãoValorJusto_2012.pdf147,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.