Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19516
Título: Contribuição na caracterização de agregados comercializados no Rio Grande do Norte com ênfase na reação álcali-agregado
Título(s) alternativo(s): Contribution on aggregate characteristics sold in Rio Grande do Norte with emphasis on alkali-aggregate reaction
Autor(es): Bruno, Gabriela Barbosa
Palavras-chave: Argamassa;Agregados;Patologia das construções;Reação álcali-agregado
Data do documento: 4-Ago-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: BRUNO, Gabriela Barbosa. Contribuição na caracterização de agregados comercializados no Rio Grande do Norte com ênfase na reação álcali-agregado. 2014. 116f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Existem várias formas de deterioração do concreto, dentre elas, a reação álcali-agregado (RAA) está inserida na categoria de degradação através de processo químico. Como resultado ocorre uma interação entre os componentes do concreto que o fragilizam, podendo causar fissuração, perda de resistência, aumento da deformação, redução da durabilidade, além de outros prejuízos. Existe bastante conhecimento difundido sobre a prevenção da reação, porém o mesmo não pode ser dito acerca do seu mecanismo, inclusive sobre formas de reparo e maneiras de evitar sua continuidade. O presente trabalho tem por objetivo analisar as características dos agregados comercializados no Rio Grande do Norte (RN), enfatizando o seu comportamento com relação à reação álcali agregado através do ensaio de reatividade recomendado por norma, além de análises das propriedades da argamassa após exposição às condições do ensaio de reatividade, avaliando a resistência à compressão, tração na flexão, propriedades elásticas e análises microestruturais, empregando diferentes tipos de cimento. Os resultados não indicaram presenças de formas reativas nos agregados do RN, houveram apenas pequenos pontos onde a reação se desenvolveu mas no geral não foram encontradas expansões acima das especificadas pela norma. Com relação à comparação do comportamento dos dois tipos de cimento, não foram encontradas grandes diferenças nas propriedades da argamassa.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19516
Aparece nas coleções:PPEC - Mestrado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielaBarbosaBruno_DISSERT.pdf4,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.