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Título: Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação
Título(s) alternativo(s): A Framework for creating games aimed at teaching logic programming
Autor(es): Medeiros, Tainá Jesus
Palavras-chave: Jogos digitais;Ensino de programação;Framework
Data do documento: 29-Ago-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: MEDEIROS, Tainá Jesus. Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação. 2014. 80f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Digital games have been used as aiding tool for transmission of knowledge, allowing faster dissemination of content. Using this strategy of disseminating logical reasoning development for basic school children can be the motivating gear that helps in the learning process for any area. In this context, many games can be created and provided for the use of teacher and student. However, the complexity of construction of these games becomes a obstacle which can, often, prevent their construction. Thus, this paper presents a framework for creating games, which teach programming logic, presenting from their conception to their integration with the visual programming environment (Blockly) and scenarios created in HTML5.
metadata.dc.description.resumo: Os jogos digitais vêm sendo utilizados como ferramenta de auxilio à transmissão de conhecimento, permitindo difundir o conteúdo mais rapidamente. Utilizar essa estratégia para disseminar o desenvolvimento do raciocínio lógico para crianças do nível básico pode ser a engrenagem motivadora que ajuda no processo de aprendizagem para qualquer área. Pensando nisso, diversos jogos podem ser criados e disponibilizados para o uso do professor e aluno, porém, a complexidade de construção desses jogos torna-se um percalço que inviabiliza, muitas das vezes, sua construção. Neste contexto, este artigo apresenta um framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação, apresentando a concepção, desenvolvimento através da integração do ambiente visual de programação Blockly com cenários criados em HTML5.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19596
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