Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19602
Título: Modelagem da poluição difusa em uma bacia de drenagem urbana
Autor(es): Gomes, Kaline Muriel de Figueiredo
Palavras-chave: Poluição difusa;Modelagem;SWMM
Data do documento: 21-Out-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: GOMES, Kaline Muriel de Figueiredo. Modelagem da poluição difusa em uma bacia de drenagem urbana. 2014. 72f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo foi realizado em uma bacia piloto do município de Natal e tem com tem como objetivo principal, a calibração do modelo SWMM. O modelo buscou contribuir para o entendimento do processo de acumulação (BUILDUP) e transporte (WASHOFF) de poluentes pelo sistema de drenagem urbana. Como dados de entrada do modelo foram utilizados dados de precipitação obtidos de uma estação pluviométrica. Foi avaliado também o uso do solo, com analise espacial da acumulação de poluentes, diferenciando-se por classes de poluição nas subáreas de uma área total de 14ha. As concentrações de Sólidos Totais nas amostras líquidas dos deflúvios variaram entre 898 e 1463 mg/L. Foram realizadas simulações da qualidade dos deflúvios superficiais em 4 eventos dos 10 eventos monitorados ao longo do ano de 2013, escolhidos por terem apresentado “First Flush”. A calibração do modelo foi realizada ajustando manualmente os parâmetros das equações de acumulação e lixiviação do SWMM. Os resultados obtidos pelas sucessivas simulações e ajustes foram da ordem de 0,83 e menores que 1%, para coeficiente de correlação e erro médio sobre a conservação de massa, respectivamente. Já para os erros médios entre os valores simulados e observados foram reduzidos a valores menores que 1%. Pode-se dizer com isso que, os resultados ajustados foram satisfatórios, podendo representar com êxito os processos envolvidos no transporte de sólidos Totais e os poluentes associados.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19602
Aparece nas coleções:PPGES - Mestrado em Engenharia Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KalineMurielDeFigueiredoGomes_DISSERT.pdf3,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.