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Título: Avaliação de política pública: o ProInfo e sua gestão no município de Parnamirim (2009-2012)
Autor(es): Rocha, Maria das Vitórias Ferreira da
Palavras-chave: Política pública;Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) – avaliação;Professores;Atividades políticas;Política educacional
Data do documento: 27-Fev-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ROCHA, Maria das Vitórias Ferreira da. Avaliação de política pública: o ProInfo e sua gestão no município de Parnamirim (2009-2012). 2013. 154f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: The dissertation assesses aspects of the management of IT in Education Program (ProInfo), in the municipality of Parnamirim-RN. Checks as their management functions, with the following objectives: a) Examine whether the objectives of the activities related to teachers' program are being implemented according to the official documents, b) examine if there is a monitoring program activities as the activities of teachers c) Identify whether teachers develop activities and environments using the technological resources of the internet. The research brings a central issue: How ProInfo is subsidizing the activities of the teachers involved in the program to achieve their goals effectively? As a central hypothesis of this work, to be a general north to the research, we have: the ProInfo establishes a fragile and discontinuous link between the management of the activities of teachers and the goals that he sets. The hypothesis was validated by the analysis of data from field research, when we encounter a series of limiting aspects of program effectiveness at the municipal level. This research was undertaken with managers of state and municipal schools and teachers, using a sample of four schools Parnamirim-RN, in order to include some aspects of program management at the municipal level and effectiveness goals proposed, focusing on teachers who participated in the training. The methodological process consisted of literature review, interviews and documentary analysis carried to the organs responsible for ProInfo statewide (UNDIME/RN ) and municipal level, next to the Municipal Education Parnamirim-RN. Based on data collected from empirical field research, it was found that the ProInfo lacks periodic reviews by the governing bodies of the program, about the actions developed through appropriate instruments, which enable a more realistic view of the results of the program ex post (during or after deployment)
metadata.dc.description.resumo: A dissertação avalia aspectos da gestão do Programa de Informática na Educação (ProInfo), no município de Parnamirim-RN. Verifica como funciona sua gestão, com os seguintes objetivos: a) Examinar se os objetivos do programa relacionados às atividades dos professores estão sendo implementados conforme os documentos oficiais; b) Analisar se existe um acompanhamento das atividades do programa quanto às atividades dos professores; c) Identificar se os professores desenvolvem atividades utilizando os ambientes e recursos tecnológicos da internet. A pesquisa traz como questão central: Como o ProInfo está subsidiando as atividades dos professores envolvidos no programa de modo a atingir seus objetivos de forma eficaz? Como hipótese central do trabalho, no sentido de ser um norte geral para a pesquisa, temos: o ProInfo estabelece um elo frágil e descontínuo entre a gestão das atividades dos professores e os objetivos a que ele se propõe. A hipótese foi validada a partir da análise dos dados da pesquisa de campo, quando encontramos uma série de aspectos limitantes da eficácia do programa em âmbito municipal. Essa investigação ocorreu com os gestores da rede estadual e municipal de ensino e com os professores, utilizando uma amostra de quatro das escolas do município de Parnamirim/RN, de modo a contemplar alguns aspectos relacionados à gestão do programa em nível municipal e a eficácia dos objetivos propostos, com foco nos professores que participaram das capacitações. O processo metodológico consistiu da revisão bibliográfica, entrevistas e análise documental efetivada junto aos órgãos responsáveis pelo ProInfo em nível estadual (UNDIME/RN) e em nível municipal, junto à Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim-RN. Com base nos dados coletados da pesquisa do campo/empírico, constatou-se que o ProInfo carece de avaliações periódicas por parte dos órgãos gestores do programa, acerca das ações desenvolvidas, através de instrumentais adequados, que possibilitem uma visualização mais realista dos resultados do programa, ex post (durante ou após a implementação)
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19701
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