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Título: A educação popular para todos de uma cidade educadora (Natal, Rio Grande do Norte, 1957-1964)
Autor(es): Marques, Berenice Pinto
Palavras-chave: Educação popular;Democratização da cultura;Cidade educadora
Data do documento: 10-Abr-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: MARQUES, Berenice Pinto. A educação popular para todos de uma cidade educadora (Natal, Rio Grande do Norte, 1957-1964). 2015. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: This work has as a research subject of popular education policies of the city of Natal, Rio Grande do Norte, in the years 1957 to 1964. It aims to identify and analyze popular education policies developed and implemented by the Municipality of Natal in these years. To get the historical data, we establish as a guiding reserch question the following: Which elaborated educational policies were implemented by the Municipality of Natal in the years 1957-1964? and took over as the method Evidential Paradigm as proposition in Pinheiro (2009). This is anchored in documentary sources of Educational Legislation at National, State and Municipal levels as well as in the newspapers Folha de Tarde and Jornal de Natal; in existing documents from the archives of the Historical and Geographical Institute of Rio Grande do Norte (IHGRN), the Municipal Public Archives of Natal; iconographic sources; interviews and academic publications. In addition to these sources, we were inspired by the works of Aristotles (2011), Hobbes (2009), Freire (2011), Góes (1980), Germano (1989), Cortez (2005) and Galvão (2004). This research allowed us to understand that policies of popular education of Natal (RN) were based on a democratic educational practice, supported on three pillars, namely: participation and involvement of Natal population; construction and reconstruction of teaching practices in prioritizing their action programs to mass literacy and the training of lay teachers; and the democratization of culture. This historical process made Natal on educating city.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo as politicas de educação popular do município de Natal, Rio Grande do Norte, nos anos de 1957 a 1964. Tem como objetivo identificar e analisar as políticas de educação popular, elaboradas e executadas pela Prefeitura Municipal de Natal nos referidos anos. Para adquirir os dados históricos, estabelecemos como questionamento norteador da pesquisa: Quais as políticas de educação elaboradas e implementadas pela Prefeitura Municipal de Natal nos anos de 1957 a 1964? E assumimos como método o Paradigma Indiciário conforme proposição em Pinheiro (2009). Está ancorado em fontes documentais da Legislação Educacional nos âmbitos Nacional, Estadual e Municipal; nos jornais Folha da Tarde e Jornal de Natal; nos documentos existentes em arquivos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); no Arquivo Público Municipal de Natal; fontes iconográficas; entrevistas e publicações acadêmicas. Além dessas fontes, nos inspiramos nas obras de Aristóteles (2011), Hobbes (2009), Freire (2011), Góes (1980), Germano (1989), Cortez (2005) e Galvão (2004). A pesquisa possibilitou compreender que as políticas de educação popular de Natal (RN) tiveram como base uma prática educativa democrática, sustentada em três pilares, a saber: participação e implicação da população natalense; construção e reconstrução das práticas pedagógicas priorizando, em seus programas de ação, a alfabetização para todos e a formação dos docentes leigos; e, a democratização da cultura. Esse processo histórico fez de Natal uma cidade educadora.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19841
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