Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19867
Título: História para "ver" e entender o passado: cinema e livro didático no espaço escolar (2000-2008)
Autor(es): Potier, Leda Virginia Belarmino Campelo
Palavras-chave: Espaço escolar;Didática da História;Cinema;PNLD
Data do documento: 15-Set-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: POTIER, Leda Virginia Belarmino Campelo. História para "ver" e entender o passado: cinema e livro didático no espaço escolar (2000-2008). 2014. 151f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: This study aims to diagnose and analyze the use of film in school space, more precisely, in the teaching of history, from the theoretical perspective of the German historian Jörn Rüsen and thus try to observe together with the assumptions of the Didactics of History elements such as public uses that are made for cinema history. In this sense, research propositions movies found in textbooks of history, paths to offer insights about the impacts caused by learning the historical film narrative, this being a learning also occurs in everyday life of students and not just in school space. For both, the textbooks present in Memorial do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), approved in the following editions PNLD/2005 and PNLD/2008 were used. To perform this diagnostic use, in addition to books, the Call Notices and Guides Textbook PNLD as a way to understand how to perform the theoretical and methodological discussions and recommendations about the potential of cinematic narrative for history lessons and these possible approaches to the theory of history.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar e analisar a utilização do cinema no espaço escolar, mais precisamente, no ensino de História, a partir da perspectiva teórica do historiador alemão Jörn Rüsen e, assim, tentar observar em conjunto com os pressupostos da Didática da História, elementos como os usos públicos que são feitos da história pelo cinema. Neste sentido, a investigação das proposições de filmes encontrados nos livros didáticos de História, oferecem caminhos para compreensões acerca dos impactos causados pela narrativa cinematográfica na aprendizagem histórica, sendo essa, uma aprendizagem que ocorre, também, na vida cotidiana dos alunos, e não apenas no espaço escolar. Para tanto, foram utilizados os livros didáticos presentes no Memorial do Programa Nacional do Livro Didático, aprovados nas edições dos PNLD/2005 e PNLD/2008. Para a realização desse diagnóstico utilizamos, além dos livros, os Editais de Convocação e os Guias do Livro Didático do PNLD como forma de compreendermos como se realizam as discussões e recomendações teóricas e metodológicas acerca das potencialidades da narrativa cinematográfica para as aulas de História e as possíveis aproximações destas com a teoria da história.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19867
Aparece nas coleções:PPGH - Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LedaVirginiaBelarminoCampeloPotier_DISSERT.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.