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Title: Apontamentos sobre Educação Integral, Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Educação Física Escolar
Other Titles: Notes on Integral Education, More Education Program, Program Second Time and School Physical Education
Authors: Costa, Mackson Luiz Fernandes da
Keywords: Educação Integral;Programa Mais Educação;Programa Segundo Tempo;Educação Física;Conteúdos
Issue Date: 4-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Mackson Luiz Fernandes da. Apontamentos sobre Educação Integral, Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Educação Física Escolar. 2015. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Diante do atual contexto educacional do Brasil a temática da educação integral tem recebido destaque, tendo como política indutora, na atualidade, o Programa Mais Educação (PME). Nesse sentido, a presente dissertação enfoca as vertentes de educação integral que surgiram na história do país até chegar ao Programa Mais Educação, bem como tece algumas reflexões sobre como a educação física se apresenta no âmbito das intenções de institucionalização da Educação Integral no Brasil. Assim, temos como objetivo geral discutir a configuração pedagógica do Programa Segundo Tempo (PST) no PME, bem como apontar possibilidades de integração de suas ações com a Educação Física escolar. Na metodologia foi adotada o estudo de caso, tendo como o caso as escolas acompanhadas pela Equipe Colaboradora 3 do Ministério do Esporte, usando como fonte de evidência o primeiro protocolo de avaliação realizado pelas Equipes Colaboradoras de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Segundo Tempo no Brasil, especificamente as avaliações realizadas pela Equipe Colaboradora 3 (EC3), vinculada ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a qual acompanhou os convênios do Programa Mais Educação nos ix municípios de Bayeux/PB, Araruna/PB, Natal/RN e Parnamirim/RN, no ano de 2012. No caso estudado percebe-se que as atividades desenvolvidas pelo PST, nas escolas acompanhadas, têm uma organização e práticas pedagógicas que convergem umas com as outras, mas se configuram com práticas desarticuladas das aulas de Educação Física, aspecto que diverge no que seria pensar ações pedagógicas para escolas de educação integral.
Abstract: In today's educational context of Brazil the theme of integral education has deserved having to induce policy, nowadays, the More Education Program. In this sense, this thesis focuses on the aspects of integral education that emerged in the country's history to reach the More Education Program (MEP) and offers some thoughts on how physical education is presented within the institutionalization of intent of Integral Education in Brazil. Thus we have as main objective to discuss the pedagogical setting of Second Half Program (PST) in the MEP, and to identify possibilities to integrate their actions with the School Physical Education. In the case study methodology was adopted, with the appropriate schools accompanied by Team Collaborator 3 of the Ministry of Sport, using as a source of evidence the first assessment protocol carried out by the Cooperating Teams of Educational Monitoring and Administration of the Second Time in Brazil specifically evaluations carried out by Team Collaborator 3 (EC3), under the Department of Physical Education, Federal University of Rio Grande do Norte, which followed the covenants of the More xi Education Program in the municipalities of Bayeux / PB, Araruna / PB, Natal / RN and Parnamirim / RN, in the year 2012. in our case it is noticed that the activities developed by PST, accompanied in schools, have an organization and pedagogical practices that converge with each other, but are configured with disjointed practices of Education classes physical, aspect that differs in what would be thinking pedagogical actions to comprehensive education schools.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19878
Appears in Collections:PPGEF - Mestrado em Educação Física

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