Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19929
Título: O estrategista em perspectiva: um estudo sobre o processo de formação de estratégias no ramo varejista de construção civil de Natal e região metropolitana
Autor(es): Silveira Neto, José Camelo
Orientador: Araújo, Afrânio Galdino de
Palavras-chave: Processo de formação de estratégias;Paradoxos da estratégia;Ramo varejista de construção civil
Data do documento: 18-Set-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVEIRA NETO, José Camelo. O estrategista em perspectiva: um estudo sobre o processo de formação de estratégias no ramo varejista de construção civil de Natal e região metropolitana. 2014. 59f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Os estudos sobre estratégia têm se difundido há muitos anos e, mais recentemente, o seu processo de formação na perspectiva individual também tem ganhado atenção no meio acadêmico. Corroborando com esta tendência, o objetivo deste estudo é discutir o processo de formação de estratégias a partir de uma perspectiva individual com base nas três dimensões do processo estratégico (mudança, pensamento e formação) propostas por De Wit e Meyer (2004). Para isso, este estudo exploratóriodescritivo, utilizou-se das técnicas de análise fatorial, correlação não paramétrica e regressão linear para analisar dados levantados junto a 93 decisores do ramo varejista de construção civil de Natal e região metropolitana. Como resultados, têmse que os fatores formadores das dimensões investigadas foram identificados em sua maioria, confirmando desta forma, a existência de paradoxos no processo estratégico, e que há uma relação entre o pensamento lógico e a formação deliberada com o nível hierárquico dos decisores.
Abstract: The strategy research have been widespread for many years and, more recently, the process of formation of the strategies in the individual perspective has also gained attention in academia. Confirming this trend, the goal of this study is to discuss the process of formation of the strategies from an individual perspective based on the three dimensions of the strategic process (change, thinking and formation) proposed by De Wit and Meyer (2004). To this end, this exploratory-descriptive study used the factor analysis techniques, non-parametric correlation and linear regression to analyze data collected from the decision makers of the 93 retail in the industry of construction supplies in the Natal and metropolitan area. As a result, we have that the formation factors of the dimensions investigated were identified in the majority, thus confirming the existence of paradoxes in the strategic process, and that there is a relationship between logical thinking and deliberate formation with the hierarchical level of decision makers.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19929
Aparece nas coleções:PPGA - Mestrado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstrategistaPerspectivaEstudo_SilveiraNeto_2014.pdf772,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.