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Título: Abordagem da ergonomia para avaliação do treinamento simulado das equipes de resposta à emergência em lançamentos de veículos aeroespaciais
Autor(es): Medeiros, Leonardo de Oliveira
Palavras-chave: Ergonomia;Segurança;Acidente;Emergência;Simulação;Aeroespacial
Data do documento: 10-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: MEDEIROS, Leonardo de Oliveira. Abordagem da ergonomia para avaliação do treinamento simulado das equipes de resposta à emergência em lançamentos de veículos aeroespaciais. 2015. 128f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: This dissertation introduces a study that aims to analyze the simulated training of emergency teams and proposes recommendations for the current training system in order to improve the collective skills and resilience of these teams when facing possible critical situations, triggered by possible accident occurrences during aerospace vehicle launching operations in the Barreira do Inferno Launch Center in Parnamirim / RN. This is a field, exploratory, descriptive, explanatory, and a case study with a qualitative approach. Therefore, we adopted the ergonomics approach, using the situated method of ergonomic work analysis (AET), combining observational and interactive methods. The relevance of this research is characterized by the contributions to minimize the human and material hazzards resulting from possible accidents in these operations, the scientific contribution of the AET for simulated emergency training analysis in the launching operations of aerospace vehicles - which are complex and involve risk of accidents - and consequently, the scientific contribution to the current process of recovering the Brazilian Space Program. The survey results point to problems of various kinds in the current simulated training system which compromise the safety of the operations. These problems are grouped into four categories: technological, organizational, team training and from the activity itself, regarding more specifically communication and cooperation (among the team members and these ones with other sectors involved in the launching operation) and regarding the coordination of actions. We propose: a) a new training model, from the creation and application of scenarios based on postulated abnormalities, which could simulate real critical situations, in order to train and improve the skills of the emergency response teams especially in terms of communication, coordination and cooperation; b) restructuring and reorganizing the current training system, based on the formal establishment of a managing staff, on the clear division of responsibilities, on the standardization of processes, on the production of management indicators, on the continuous monitoring, on the feedback from trainees about the quality of the training and on the continuing and frequent training of emergency teams.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação de mestrado diz respeito a uma pesquisa que tem como objetivo analisar os treinamentos simulados das equipes de resposta à emergência e propor recomendações para o atual sistema de treinamento, visando a melhoria das competências coletivas e resiliência dessas equipes, ao enfrentarem possíveis situações de crise, desencadeadas por possíveis ocorrências de acidentes, durante as operações de lançamento de veículos aeroespaciais no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim/RN. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, explicativa, de campo e um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Para tanto, adotou-se a abordagem da Ergonomia, aplicando o método situado da Análise Ergonômica do Trabalho-AET, que combina métodos observacionais e interacionais. A relevância desta pesquisa se caracteriza pela contribuição social em minimizar os danos humanos e materiais decorrentes de possíveis acidentes nestas operações, pela contribuição científica da AET para análise de treinamento simulado de emergência em operações de lançamento de veículos aeroespaciais - que são complexas e envolve risco de acidente -, e, consequentemente, pela contribuição científica ao atual processo de retomada do Programa Espacial Brasileiro. Os resultados da pesquisa apontam problemas de diversas naturezas no atual sistema de treinamento simulado, que comprometem a segurança das operações. Estes problemas estão agrupados em 4 categorias: tecnológica, organizacional, de formação da equipe e da atividade em si, no tocante, mais especificamente, às comunicações e cooperação (entre os membros da equipe e destes com os demais setores envolvidos na operação de lançamento) e à coordenação das ações. Propõe-se: a) um novo modelo de treinamento, a partir da criação e aplicação de cenários baseados em anormalidades postuladas, que sejam capazes de simular situações reais de crise, com o intuito de treinar e melhorar as competências das equipes de resposta à emergência, especialmente, em termos de comunicação, coordenação e cooperação; b) uma reestruturação e reorganização do atual sistema de treinamento, baseado na criação formal de um corpo gestor, na clara divisão de responsabilidades, na padronização de processos, na produção de indicadores de gestão, no monitoramento contínuo, no feedback dos treinandos a respeito da qualidade dos treinamentos e na capacitação contínua e frequente das equipes de emergência.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20023
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